PSI-20 brilha à conta da energia. BCP cai

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 16 Fevereiro 2018

Só duas cotadas encerraram no vermelho. Uma delas foi o BCP que começou bem a sessão, mas acabou a desvalorizar.

A bolsa nacional fechou em alta pela terceira sessão consecutiva. Depois da queda no Carnaval, a praça portuguesa foi recuperando valor, terminando a última sessão da semana com um ganho de 0,76% que lhe permitiu ter a maior subida semanal do ano. Os títulos do setor energético brilharam num dia em que só duas cotadas encerraram em terreno negativo.

Uma dessas cotadas foi o BCP, que começou bem a sessão mas fechou a perder 1,32%. O banco liderado por Nuno Amado assistiu a uma subida pronunciada dos lucros, o que impulsionou as ações, mas a instituição financeira acabou por ceder os ganhos na sessão desta sexta-feira. Também a Novabase recuou 0,33%.

Pela positiva, destaque para a Mota-Engil, que ganhou 4,82%. Mas entre os pesos pesados, é a Galp Energia que assume a liderança, ao valorizar 2,04%, num dia de recuperação dos preços do petróleo. Ainda na energia, a EDP conseguiu avançar 1,89%, já os CTT também brilharam ao apresentarem uma subida de 1,98%

A Semapa, que irá publicar os seus resultados trimestrais esta sexta-feira, encerrou inalterada. Os analistas sondados pela Reuters esperam um lucro de 108 milhões de euros, ainda assim uma quebra face ao ano passado.

O PSI-20 — que fechou a semana a ganhar 0,76%, para 5.463,89 pontos — acompanhou assim a tendência dos mercados europeus: o Stoxx 600 valorizou mais de 1%. No acumulado da semana, o índice português somou quase 4%, registando a maior subida semanal do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 brilha à conta da energia. BCP cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião