Projetos de internacionalização portugueses receberam 180 ME até início do ano

  • Lusa
  • 18 Fevereiro 2018

Em cerca de dois anos, os projetos de internacionalização das empresas nacionais receberam 180 milhões de euros em apoios dos fundos comunitários.

Cerca de 180 milhões de euros foram pagos a projetos portugueses de internacionalização até janeiro deste ano, no âmbito do Portugal 2020, o atual quadro comunitário de apoio.

O balanço foi feito este domingo à agência Lusa pelo secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, indicando que os 180 milhões de euros pagos em cerca de dois anos dizem respeito apenas a projetos de internacionalização. Paulo Alexandre Ferreira disse ainda, em conversa telefónica, que no contexto dos vários incentivos às empresas foram pagos até final do ano passado 1.300 milhões de euros.

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio considerou que os apoios financeiros têm tido repercussão “no comportamento das exportações [portuguesas] nos últimos dois anos” e enalteceu o setor empresarial português pelo esforço de internacionalização. O responsável está hoje no Dubai a visitar a feira Gulfood 2018, dedicada ao setor alimentar e das bebidas.

Segundo uma nota da Associação Empresarial de Portugal (AEP), participam 21 empresas portuguesas na feira, que decorre entre hoje e quinta-feira. Ainda de acordo com a nota da AEP, os organizadores da Gulfood esperam receber cerca de 100.000 visitantes profissionais, provenientes de mais de 180 países.

O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os sete mil milhões de dólares anuais (cerca de 5,6 mil milhões de euros), sendo que nos mercados do Golfo Pérsico esse número ultrapassa os 30 mil milhões de dólares (mais de 24 mil milhões de euros), refere a Associação Empresarial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projetos de internacionalização portugueses receberam 180 ME até início do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião