5 coisas que vão marcar o dia
Centeno fala perante os eurodeputados no mesmo dia em que Portugal regressa ao mercado para emitir dívida e em que os trabalhadores da Autoeuropa se reúnem com a administração.
Esta quarta-feira será a estreia de Mário Centeno no “diálogo económico” com os eurodeputados na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu. Essa estreia acontece no mesmo dia em que Portugal regressa ao mercado para emitir dívida de curto prazo, mas também em que é conhecido o saldo da balança comercial relativo ao final do ano passado. A nível empresarial, destaque para a reunião entre a comissão de trabalhadores da Autoeuropa para discutir a atualização dos salários. Já no CCB discutem-se soluções para o financiamento da Segurança Social.
Centeno estreia “diálogo económico” com eurodeputados
Às 9h00 (8h00 em Lisboa), Mário Centeno estreia-se na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, num “diálogo económico” com os eurodeputados, tal como era prática comum com o seu antecessor na liderança do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
Portugal regressa ao mercado da dívida
O Tesouro português regressa esta quarta-feira ao mercado da dívida, tendo como objetivo obter até 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com prazo de três e 11 meses. Este será o segundo leilão de curto prazo do ano. No primeiro, o IGCP registou as taxas de juro mais negativas de sempre para colocar 1.750 milhões de euros em dívida a seis meses e 12 meses: -0,425% e -0,398%, respetivamente.
Para que lado tende a balança comercial?
O Banco de Portugal divulga os dados de dezembro para a balança de bens e serviços, permitindo fechar o saldo comercial de 2017. Os últimos dados relativos a novembro dão conta que Portugal continua a registar excedente comercial, apesar de este ser cada vez menor. O turismo tem sido o principal motor no setor dos serviços, permitindo mais do que compensar a deterioração no setor dos bens. Até novembro, Portugal registou um excedente de 3.838 milhões de euros.
Trabalhadores reúnem-se com administração da Autoeuropa
Para esta quarta-feira está agendada uma reunião entre a comissão de trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em cima da mesa estará a atualização dos salários dos trabalhadores da fábrica de Palmela da Volkswagen. No que respeita ao caderno reivindicativo da comissão de trabalhadores já estarão alguns pontos fechados, pelo que a negociação estará perto do seu fim.
Financiamento da Segurança Social em análise
A CCP-Confederação do Comércio e Serviços de Portugal apresenta no CCB um estudo sobre financiamento da Segurança Social elaborado por Armindo Silva, antigo diretor da Comissão Europeia. O estudo apresenta várias propostas, sendo uma delas e a mais relevante um novo sistema de financiamento que propõe que este não dependa apenas da massa salarial e alargue a base de incidência ao Valor Acrescentado Líquido. A sessão é aberta pelo presidente do CES e encerrada pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}