5 coisas que vão marcar o dia

Dia de estatísticas: Eurostat divulga o índice de vendas a retalho, Banco de Portugal publica taxas de juro de novos empréstimos, IHS Markit revela o índice PMI e Grécia divulga dados do PIB.

Segunda-feira arranca com os investidores de olhos postos nas bolsas. Na semana passada, as bolsas norte-americanas somaram quatro sessões consecutivas de quedas, depois de Donald Trump ter dado início ao que poderá ser uma guerra comercial. No campo das estatísticas, o Eurostat divulga o índice de vendas a retalho, o Banco de Portugal publica dados das taxas de juro de novos empréstimos e a IHS Markit revela o mais recente índice PMI. Será também dia de conhecer os dados preliminares da evolução da economia grega.

Como reagem os mercados à guerra comercial de Trump?

Donald Trump atirou as bolsas norte-americanas para uma semana de quedas, depois de ter anunciado que vai avançar com taxas agravadas sobre aço e alumínio importados. A guerra comercial lançada pelo presidente norte-americano está a assustar os investidores, que temem os efeitos negativos desta medida sobre as grandes empresas, e já há analistas que alertam para o impacto sobre a economia. No arranque desta semana, os olhos estarão postos nos grandes índices acionistas norte-americanos, bem como nas bolsas asiáticas, que também foram penalizadas pela decisão de Trump.

Eurostat divulga dados das vendas a retalho

O Eurostat vai divulgar o índice de vendas a retalho, nos países da União Europeia, em janeiro deste ano. No conjunto do ano passado, o comércio a retalho acelerou 2,6%, quer na Zona Euro, quer na União Europeia. Os maiores aumentos vieram de Malta, Roménia e Polónia, tendo sido assinaladas quebras no Luxemburgo e na Bélgica. Em Portugal, o índice de vendas a retalho subiu 5% em termos homólogos.

Banco de Portugal publica estatísticas dos juros do crédito

O Banco de Portugal vai publicar as estatísticas mais recentes das taxas de juro cobradas nos novos empréstimos bancários. Os juros praticados pela banca têm estado em mínimos históricos, ao mesmo tempo que a concessão de crédito cresce a um ritmo que já começa a preocupar o regulador. Portugal fechou o ano com uma taxa de juro média de 2,16% exigida às empresas. Quanto às famílias, o juro médio fixou-se em 1,57% no crédito à habitação e 6,88% no crédito ao consumo.

Atividade económica continua em máximos?

A IHS vai publicar o índice PMI — que mede a atividade económica da indústria e dos serviços — relativo a fevereiro deste ano. No arranque do ano, o índice de compras de gestores da Zona Euro atingiu um máximo de quase 12 anos, acompanhado por uma criação de postos de trabalho sem comparação desde o final de 200. Há 55 meses consecutivos que este índice regista subidas, fixando-se nos 58,8 pontos em janeiro.

Grécia divulga dados do PIB

As autoridades gregas vão divulgar os dados preliminares da evolução do produto interno bruto (PIB) do país no quarto trimestre e no conjunto do ano de 2017. A economia grega deu sinais positivos no ano passado: cresceu 0,7% no primeiro trimestre, 0,8% no segundo e acelerou para 1,3% no terceiro trimestre, face a iguais períodos de 2016, ano em que tinha ficado estagnada. Depois de oito anos de recessão, durante os quais a Grécia perdeu cerca de 25% do PIB, o país começará, em 2017, a recuperação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião