Energia em alta. Bolsa de Lisboa segue Europa

A bolsa nacional arrancou a sessão em alta, acompanhando a tendência positiva das restantes praças europeias. O setor energético continua a destacar-se.

Lisboa acordou no verde. A bolsa nacional arrancou a sessão em alta, acompanhando a tendência positiva das restantes praças europeias, beneficiando mais uma vez do comportamento dos títulos do setor energético. As fusões e aquisições na Europa estão a dar ânimo aos títulos da EDP e EDP Renováveis.

O índice de referência da praça nacional, o PSI-20, abriu a valorizar 0,24% para 5.451,23 pontos. Mantém, assim, a tendência positiva da primeira sessão da semana, beneficiando também do sentimento que se vive nos restantes mercados do Velho Continente. Os índices europeus apresentam ganhos entre 0,1% e 0,2%.

A EDP e EDP Renováveis destacam-se. Ambas as cotadas apresentam ganhos na ordem dos 0,5%, beneficiando dos ganhos registados pelas congéneres europeias, fruto da atividade de fusões e aquisições, nomeadamente a compra da Innogy por parte da E.On. A Galp Energia, por seu lado, soma 0,23% para 15,105 euros.

A puxar pela bolsa está também o BCP, que soma 0,63% para 28,7 cêntimos, numa altura em que se aguarda a definição do novo modelo de governação do banco que levará Miguel Maya para CEO.

A Nos, que na última sessão avançou à boleia dos resultados, mas também do aumento de 50% do dividendo, mantém a tendência de ganhos. Regista uma subida de 0,2% para 5,11 euros, isto apesar de o Barclays ter cortado a avaliação da empresa liderada por Miguel Almeida de 6,00 para os 5,80 euros.

Do lado das quedas, nota para a Jerónimo Martins, que recua 0,39% para 15,285 euros, mas também para os CTT. A empresa de correios, que na semana passada revelou uma forte quebra nos resultados, recua 0,25% para 3,212 euros.

A queda mais acentuada da sessão é protagonizada, contudo, pela Mota-Engil. As ações da construtora portuguesa registam uma desvalorização de 1,17% para cotarem nos 3,785 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia em alta. Bolsa de Lisboa segue Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião