Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 19 Março 2018

As autoridades brasileiras poderão ter encontrado o carro usado no assassinato de Marielle Franco. Na Europa, há novos desenvolvimentos nas negociações do Brexit.

O dia fica marcado por novos desenvolvimentos do caso do assassinato de Marielle Franco, no Brasil, com a descoberta daquele que poderá ter sido o carro usado neste ataque. Na Europa, aumenta a tensão entre o Reino Unido e a Rússia, depois de um espião que operava para ambos os países ter sido envenenado, e a União Europeia convocou uma reunião de emergência com os responsáveis britânicos pelas negociações do Brexit, podendo estar à vista um novo acordo.

O Globo

Carro usado no assassinato de Marielle Franco pode ter sido encontrado

As autoridades brasileiras encontraram um carro semelhante ao que foi usado no assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O veículo, um Renault Logan prateado com placa do Rio de Janeiro, foi encontrado na cidade de Ubá, em Minas Gerais, depois de uma denúncia anónima. A Polícia Civil de Minas Gerais ainda está a averiguar a veracidade das informações e a Polícia Civil do Rio de Janeiro já chegou a Ubá para realizar perícias no veículo. O dono do carro já foi localizado e está a ser ouvido: é Luciano Dias Gonçalves, de 45 anos, que já esteve preso por porte de arma e está identificado por tráfico de armas.

Marielle Franco era uma das maiores críticas da intervenção militar nas ruas do Rio de Janeiro, tendo por várias vezes denunciado abusos dos polícias militares. A intervenção da Polícia Federal no seu assassinato não está, aliás, descartada: na semana passada, a Divisão de Homicídios brasileira identificou as munições utilizadas no ataque como pertencentes a uma série de lotes adquiridos pela Polícia Federal de Brasília. Mas a intervenção dos militares no Rio de Janeiro não está perto de diminuir: esta segunda-feira, o Globo também dá conta de que a cúpula da Polícia Militar quer extinguir a Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha e instalar um batalhão nessa favela, depois de ter concluído que já não consegue fazer o patrulhamento como pretendia. O batalhão terá um “perfil operacional”, com a responsabilidade de retomar o território perdido para o tráfico de drogas.

Leia as notícias completas no jornal O Globo (acesso gratuito).

Bloomberg

Facebook investiga fuga de dados no caso da Cambridge Analytica

Depois de mais uma série de artigos publicados pelo The Guardian sobre a intervenção da Cambridge Analytica nas eleições norte-americanas, o Facebook está sob pressão para dar respostas sobre os dados de 50 milhões de utilizadores que terão sido usados pela Cambridge Analytica para divulgar conteúdos direcionados para este público e, assim, influenciar o sentido de voto. O Facebook lançou agora uma investigação interna para apurar se Joseph Chancellor, um dos seus trabalhadores sabia sobre esta fuga de dados. Chancellor é investigador de psicologia social no Facebook também foi co-diretor da Global Science Research, outra empresa envolvida no caso da Cambridge Analytica. Leia a notícia completa completa na Bloomberg (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Financial Times

Fed prepara-se para aumentar juros

A Reserva Federal norte-americana prepara-se para aumentar as taxas de juros nos Estados Unidos, numa altura em que vê sinais de consolidação da evolução da economia. Os analistas antecipam até que o aumento poderá ser maior do que o inicialmente esperado. As expectativas em torno da reunião desta quarta-feira são grandes também porque esta será a primeira reunião com Jerome Powell à frente da Fed.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês).

The Guardian

Putin rejeita acusações de envenenamento de espião ao serviço do Reino Unido

A tensão entre Reino Unido e Rússia aumenta. Os britânicos acusam os russos de terem envenenado Sergei Skripal, um espião que operava para ambos os lados, bem como a sua filha. Este fim de semana, o recém-reeleito Vladimir Putin disse a acusação é “um disparate”. O presidente russo diz ter tido conhecimento do caso pelos meios de comunicação. “Qualquer pessoa com bom senso compreenderia que seria um disparate para a Rússia embarcar num caso destes em vésperas de eleições presidenciais”, garante Putin.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Reuters

Bruxelas pede reunião urgente sobre Brexit

Os responsáveis da União Europeia que têm conduzido as negociações sobre o Brexit convocaram os diplomatas britânicos para uma reunião urgente, podendo estar à vista um novo acordo. David Davis, britânico responsável pelas negociações, vai encontrar-se com Michel Barnier, que tem as mesmas funções do lado da União Europeia, ainda esta manhã. O objetivo é alcançar um acordo antes de quinta-feira, dia em que começa um encontro do Conselho Europeu.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião