Endividamento do Estado será o maior motor de crescimento dos bancos em Angola

  • Lusa
  • 20 Março 2018

A BMI Research considera que o endividamento interno do Governo de Angola será o principal motor do crescimento do setor bancário no país, devido à depreciação da moeda.

A consultora BMI Research considerou hoje que o endividamento interno do Governo de Angola será o principal motor do crescimento do setor bancário no país, devido à depreciação da moeda e à política monetária restritiva.

“Apesar da melhoria das condições económicas e das tentativas das autoridades para reduzir a má dívida detida pelos bancos angolanos, o crescimento do crédito vai continuar a enfrentar dificuldades devido à depreciação da moeda e à política monetária restritiva”, escrevem os analistas da BMI numa análise ao setor bancário angolano.

Na análise, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas concluem que “o endividamento do Governo será, assim, o principal motor do crescimento dos ativos bancários nos próximos dois anos”.

A recuperação do setor, que enfrentava no final do ano passado um volume de crédito malparado na ordem dos 30%,será lenta e trabalhosa”, apesar de a aceleração da economia fornecer alguma melhoria às condições de funcionamento deste setor, dizem os analistas.

As previsões dos analistas apontam para um crescimento do crédito concedido da ordem dos 3% este ano e 4,5% em 2019, enquanto o volume de depósitos deve crescer 3% e 5% neste e no próximo ano.

A BMI Research antecipa que “o Governo vai continuar a endividar-se no setor bancário nacional para financiar uma parte do défice orçamental e isto vai ajudar a impulsionar o crescimento de ativos para uma taxa de 5% neste ano e de 6% em 2019”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento do Estado será o maior motor de crescimento dos bancos em Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião