Fantasma da guerra comercial assusta bolsas. PSI-20 cai

O dia começou em alta no PSI-20, mas a decisão da China de retaliar as tarifas dos EUA arrastou as bolsas europeias para o vermelho. Lisboa segue tendência com quedas do BCP e Jerónimo Martins.

A bolsa de Lisboa começou a sessão a recuperar, mas virou. A meio da manhã, o PSI-20 está em queda: o índice lisboeta está a cair 0,32% para os 5.366,37 pontos, seguindo a tendência marcada esta terça-feira de maré vermelha tanto nas cotadas portuguesas como nas principais praças europeias. O cenário repete-se esta quarta-feira depois de a China anunciar uma retaliação aos EUA na guerra comercial.

À hora de abertura, a Jerónimo Martins puxava pelo índice bolsista de referência português, a ganhar mais do que 1%, tendo depois abrandado substancialmente para os 0,21% de ganhos, nos 14,64 euros. A tendência inverteu e neste momento a cotada que detém o Pingo Doce cai 1,2%, sendo, a par do BCP (-1,09%), dos títulos que mais desvalorizam. Entre os ganhos destacam-se a Galp (0,65%) e os CTT (0,26%).

Na Europa o cenário era misto esta quarta-feira, mas passou a ser de vermelho, após o anúncio das tarifas chinesas. O índice europeu Stoxx 600 estava perto do neutro, a ganhar 0,06% para os 369,28 pontos. Londres abriu e manteve-se nos ganhos, embora baixos, mas o resto da Europa começou a ser arrastada para o vermelho.

Neste momento o Stoxx 600, o índice que tem as 600 maiores cotadas europeias, a registar uma queda de 0,78%. Mas não é só na Europa que já se começa a sentir os efeitos dessa guerra comercial. Também a negociação dos futuros de Wall Street indica uma queda na bolsa norte-americana depois deste anúncio chinês, segundo a Reuters.

(Notícia atualização às 10h21 com a evolução dos mercados)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fantasma da guerra comercial assusta bolsas. PSI-20 cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião