Carros da Google de regresso às estradas portuguesas

Nos próximos dias, os automóveis da Google vão circular em oito cidades do país. A multinacional vai atualizar as imagens de 360 graus que tem das estradas portuguesas.

Exemplo de um automóvel ao serviço do Street View da Google. O carro transporta uma câmara de 360 graus no topo.Matt McGee/Flickr

Nos próximos dias, se vir um carro da Google apetrechado com uma geringonça no topo, não se admire. A empresa anunciou esta segunda-feira que vai atualizar as imagens do Street View em várias cidades portuguesas. Trata-se do serviço da Google que está associado aos mapas da empresa e que permite aos utilizadores, em “mais de 80 países”, terem uma vista de 360 graus das principais estradas do país.

Num comunicado enviado às redações, a multinacional identifica oito cidades por onde vão circular os automóveis com câmaras no topo: Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos. Mas a lista terá mais locais, embora a companhia não especifique quais. O objetivo, explica a empresa, é “renovar imagens preexistentes” ou “fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores”.

“Os utilizadores do Google Maps, bem como os donos de negócios e de lojas que confiam nos nossos mapas pedem, frequentemente, para mantermos as imagens do Street View atualizadas. Além de imagens de estradas, poderemos vir ainda a registar alguns pontos de interesse — a pedido de organizações e entidades de turismo local”, refere a Google Portugal na mesma nota. Caso um sítio seja inacessível a um automóvel, um técnico da Google poderá deslocar-se a pé, carregando o mesmo tipo de equipamento numa mochila.

Numa altura em que o Facebook está debaixo de fogo por não ter sido capaz de proteger devidamente os dados pessoais dos utilizadores, a Google quer certificar-se de que a privacidade dos cidadãos é garantida. Pelo menos dentro do possível. Por isso, indica que, “antes da publicação das imagens”, desfoca “as caras de pessoas e as matrículas de carros” que apareçam nas imagens captadas.

Além disso, a empresa sublinha que, “mesmo depois de publicadas as imagens, qualquer utilizador, através da opção ‘comunicar um problema’ que aparece no canto inferior de cada imagem, pode solicitar a remoção dessa imagem ou sinalizar algum problema”.

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