Novartis compra empresa biotech por 8,6 mil milhões

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Abril 2018

Este negócio, que moveu 8,7 mil milhões de euros, poderá significar novas oportunidade para os doentes que sofrem de atrofia muscular espinhal.

A Novartis deu um passo milionário em direção na investigação e desenvolvimento da terapia genética com a compra da norte-americana AveXis, uma farmacêutica especializada em tecnologias para o tratamento de doenças raras — a chamada biotech.

Este negócio, que moveu 8,7 mil milhões de euros, reuniu o consenso dos administradores das suas empresas, sendo que ficará fechado a meio deste ano de 2018.

Segundo o comunicado divulgado pela empresa suíça, um dos produtos desenvolvidos pela AxeXis “tem potencial para ser a primeira terapia de substituição para a atrofia muscular espinhal, uma doença que resulta em morte precoce e incapacidades a longo prazo”.

Esta operação é o exemplo mais recente do crescente interesse no mercado da tecnologia aplicada à biologia e às ciências da vida, com muitas as farmacêuticas a apostarem e investirem em empresas mais pequenas.

No caso da Novartis, este já é o segundo investimento em terapia genética, após ter comprado os direitos de um tratamento para a cegueira, com a marca da Luxturna. Avançou 105 milhões de dólares numa primeira fase, sendo que poderá desembolsar até mais 65 milhões para fechar negócio.

“A proposta de aquisição da AveXis dá-nos uma oportunidade extraordinária de transformar o tratamento da atrofia muscular espinhal. Acreditamos que o produto poderá criar uma vida cheia de possibilidades para as crianças e as famílias afetas por esta condição devastadora”, apontou Vas Narashimhan, presidente da Novartis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novartis compra empresa biotech por 8,6 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião