EDP diz não ter havido contactos com vista a consolidação

A elétrica emitiu um comunicado onde esclarece não terem sido estabelecidos quaisquer contactos nem negociações com a Engie com vista a uma eventual fusão.

A EDP nega terem havido quaisquer contactos ou negociações com vista uma operação de consolidação, contrariando assim as notícias que davam conta de que a francesa Engie estaria interessada na elétrica nacional. O esclarecimento foi feito pela empresa liderada por António Mexia em comunicado enviado ao mercado, a pedido do regulador.

“Face ao artigo hoje publicado no site de notícias francês BFM Business, com o título ‘Engie lorgne Energias de Portugal’, a EDP vem esclarecer o mercado de que não foram estabelecidos quaisquer contactos, nem mantidas quaisquer negociações com vista a operações de consolidação“, diz o comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Este esclarecimento surge depois de, o jornal francês BFM, ter avançado esta segunda-feira de manhã, que o segundo maior grupo energético mundial, Engie, estará interessado na aquisição da elétrica nacional liderada por António Mexia. Segundo este, Isabelle Kocher, líder do grupo francês, e António Mexia já estiveram em contacto.

O jornal francês cita fontes próximas da empresa francesa para afirmar que a operação está a ser estudada há algumas semanas, sendo que nenhuma decisão será tomada até à tomada de posse do novo presidente da Engie, Jean Pierre Clamadieu, a 18 de maio.

O comunicado da EDP parece agora vir contradizer essa notícia que marcou o arranque da sessão bolsista nacional, com as ações da elétrica liderada por António Mexia a dispararem 8% no início da sessão. Entretanto, os ganhos aliviaram para 3,82%, com o título a negociar nos 3,205 euros EDP 0,28% .

O interesse da Engie pela EDP não é inédito na Europa. Recorde-se que houve uma investida da Gas Natural, mas também da Enel/Endesa que sinalizou o interesse em comprar a operação da EDP em Portugal, para uma fusão ibérica. Contudo, neste caso, a operação internacional ficaria nas mãos dos chineses.

A EDP é considerada um dos ativos mais procurados na Europa, sobretudo porque tem uma posição relevante na área das energias renováveis, e porque na Europa o momento é de consolidação do setor da energia.

(Notícia atualizada às 10h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP diz não ter havido contactos com vista a consolidação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião