Passageiros de cruzeiro em Lisboa duplicam. Foram mais de 52 mil no arranque do ano

  • Rita Atalaia
  • 20 Abril 2018

Lisboa está na moda. Recebeu mais do dobro dos passageiros de cruzeiros no início deste ano, um crescimento recorde que se deve ao novo terminal de Lisboa.

O novo terminal de cruzeiros de Lisboa foi desenhado pelo arquiteto José Luís Carrilho da Graça.CML

Lisboa está na moda. A capital registou mais do dobro do número de passageiros de cruzeiros no início deste ano. Um crescimento recorde que se deve à entrada em funcionamento do novo terminal de passageiros, diz o Porto de Lisboa

“A atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou, durante o primeiro trimestre de 2018, um crescimento de 103% em termos de passageiros, que chegaram aos 52.583, contra os 29.908 registados no período homólogo“, de acordo com um comunicado do Porto de Lisboa. Ou seja, mais do que duplicou. As escalas subiram para 34, em comparação com as 19 no mesmo período do ano passado, aumentando quase 80%, refere.

“Estes crescimentos recorde ficam a dever-se, sobretudo, ao incremento de 419% dos passageiros em turnaround”, refere o Porto de Lisboa, o que significa que o número de passageiros que iniciaram ou terminaram a sua viagem em Lisboa aumentou mais de cinco vezes: subiu para 1.229 face aos 237 nos primeiros três meses do ano passado.

"A atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou, durante o primeiro trimestre de 2018, um crescimento de 103% em termos de passageiros, que chegaram aos 52.583, contra os 29.908 registados no período homólogo.”

Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa atribui este crescimento exponencial à “entrada em funcionamento da nova gare de passageiros”. E acredita que, com as novas instalações para acolher os turistas, o bom momento vivido vai continuar. Prevê receber cerca de 115 escalas e 171 mil passageiros no próximo trimestre, o período que regista maior concentração da atividade dos cruzeiros.

Foi em novembro que o novo terminal de cruzeiros de Lisboa foi inaugurado. A gare, com 1.490 metros quadrados, permite o embarque e desembarque máximo de 4.500 passageiros, tem estacionamento para 360 veículos ligeiros e 80 autocarros ou táxis turísticos, um terraço panorâmico e internet gratuita.

(Notícia atualizada às 11h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passageiros de cruzeiro em Lisboa duplicam. Foram mais de 52 mil no arranque do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião