ERSE: Endesa tem a fatura mais barata na energia

A energética espanhola oferece as tarifas mais económicas em todos os tipos de tarifários, revelou o regulador do setor. Só nas ofertas duais não bate todos os concorrentes.

A Endesa faz quase o pleno nas ofertas mais vantajosas de energia. O operador de energia espanhol é o que oferece as faturas mais baixas nos diferentes tipos de tarifários da luz, revelou a ERSE nesta segunda-feira. No gás, também é a que cobra menos, sendo a mais barata num dos três consumos-tipo duais considerados pelo regulador do setor.

A conclusão do regulador teve como base a análise dos tarifários em vigor na última semana de março. A avaliação da ERSE teve em conta os tarifários de eletricidade e gás, individualmente, mas também a oferta dual — combinação de eletricidade e gás — para três diferentes perfis de consumo. Os perfis são os seguintes: casal sem filhos, casal com dois filhos e casal com quatro filhos.

No que respeita à eletricidade, a Endesa foi considerada como tendo as faturas mais em conta nestes três perfis de consumo, com a ERSE a explicar que as comparações são feitas “sem impostos e taxas, sendo a análise efetuada em preços reais“.

Dessa análise, para o cenário de um casal, a fatura da Endesa tem um valor de 329 euros anuais. Face à tarifa regulada, este montante representa um desconto de 43 euros em termos de fatura anual. No caso de um casal que escolha uma oferta dual, a oferta mais barata também é a da Endesa: 329 euros por ano (menos 113 euros do que a oferta do mercado regulado).

Nas tarifas para um casal com dois filhos, a Endesa volta a fazer o pleno. Só para a eletricidade, o valor da fatura anual é de 822 euros por ano. Ou seja, menos 113 euros face à tarifa do mercado regulado. Nas ofertas duais para um casal com dois filhos, o cenário volta a repetir-se com um valor de 822 euros para a fatura anual da Endesa, que representa também uma proposta 113 euros mais barata face ao mercado regulado.

Já para um casal com quatro filhos, a oferta de eletricidade da Endesa volta a ser a mais barata: 1.765 euros por ano. E menos 254 euros anuais face à tarifa do mercado regulado. Nas ofertas duais para uma família com estas características, a oferta da Endesa volta a ser a mais baixa — 1.765 euros por ano — e também menos 254 euros anuais face à tarifa regulada.

No gás, GoldEnergy destrona nos duais

O mesmo tipo de análise foi efetuada para o caso dos tarifários de fornecimento de gás natural. A análise dos preços também teve em conta a “componente da fatura anual relativa ao fornecimento de gás natural, sem impostos e taxas, sendo a análise efetuada em preços reais”.

Só neste tipo de análise, a Endesa não apresenta as melhores propostas, e apenas em dois tarifários duais, onde a Gold Energy apresenta faturas mais em conta.

Nos preços para um casal, a oferta mais em conta é a da Endesa com um valor de 107 euros por ano, 8 euros abaixo dos encargos anuais associados à tarifa regulada. Para o caso de um casal com dois filhos, a oferta da Endesa é de 202 euros por ano, menos 17 euros face à tarifa regulada. Já no caso de um casal com quatro filhos, a Endesa tem uma fatura de 391 euros anuais, menos 34 euros face à tarifa regulada.

Nos tarifários duais, em que foi analisada apenas a componente de gás, a Endesa é batida pela GoldEnergy, no caso dos agregados familiares mais pequenos. No caso de um casal a oferta comercial dual da GoldEnergy apresenta uma fatura anual de 97 euros, a mais competitiva e que é ainda 18 euros mais barata do que o mercado regulado. Para o cenário de um casal com dois filhos, a fatura da GoldEnergy também é a mais baixa: 200 euros, correspondentes a um desconto de 19 euros face à tarifa regulada.

Já no caso de um casal com quatro filhos, a escolha do tarifário dual da Endesa demonstrava ser mais em conta no caso do gás. Esta custava 391 euros, menos 34 euros do que a tarifa transitória.

(Notícia atualizada às 17h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE: Endesa tem a fatura mais barata na energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião