Jerónimo Martins sobe 2% e puxa pela bolsa de Lisboa

O PSI-20 fechou a valorizar 0,2%, impulsionado pelos ganhos da Jerónimo Martins e do BCP. A EDP travou uma maior subida, por estar a negociar pelo primeiro dia em ex-dividendo.

Na última sessão da semana, a bolsa nacional fechou em terreno positivo, impulsionada pelos ganhos da Jerónimo Martins e do BCP. A travar uma maior subida do PSI-20 estiveram os títulos da EDP, que está a negociar em ex-dividend. Nas restantes praças europeias o sentimento é semelhante, com a maior parte dos índices a cotarem no verde.

O principal índice bolsista nacional fechou esta sessão a crescer 0,2% para 5.527,69 pontos, depois de ter aberto a cair quase 0,4%. Nas praças do Velho Continente a tendência é igualmente positiva: o Stoxx 600 fechou a avançar 0,05% para 383,93 pontos, assim como o espanhol Ibex-35 que valorizou 0,14% para 9.916,6 pontos.

A contribuir para este desempenho do PSI-20 estiveram os títulos da Jerónimo Martins, que fecharam a ganhar 1,98% para os 14,65 euros, depois de ter anunciado, na quinta-feira, lucros de 85 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, em comparação com os 78 milhões no mesmo período do ano anterior. Outra das cotadas a beneficiar o índice foi o BCP, cujas ações subiram 0,82% para os 0,2818 euros.

Ainda a marcar a época de resultados, a Galp Energia revelou um resultado positivo de 135 milhões de euros no mesmo período, o que levou a uma subida de 0,69% para os 15,99 euros.

Das 18 cotadas nacionais, apenas quatro fecharam com perdas. São elas a EDP, que está a negociar pelo primeiro dia sem direito ao dividendo de 19 cêntimos. Apesar de os títulos terem valorizado 2,68% para os 3,068 euros, excluindo este efeito caíram 3,68% para os 2,878 euros. Desta forma, este efeito acabou por travar o desempenho do PSI-20 nesta sessão.

Ainda nas perdas ficaram os CTT, que caíram 0,2% para 3,03 euros, assim como a Nos, que recuou 0,69% para os 4,92 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins sobe 2% e puxa pela bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião