Nem Uber nem Tesla. Os primeiros autónomos nas estradas serão do Pentágono

O Pentágono quer desenvolver veículos autónomos militares para zonas de combate e garante que serão os primeiros veículos não tripulados a circular nas ruas.

Recorda-se dos veículos autónomos que a Uber e a Tesla estavam a experimentar? Parece que nenhuma destas empresas vai ser a primeira a estrear as ruas. Tudo porque o Pentágono assegura que vai pôr a circular veículos sem condutor para o Exército, em primeiro lugar. Entre as novidades estarão tanques autónomos e veículos mais inteligentes para desarmamento de bombas.

Vamos ter veículos autónomos para o Exército antes de haver carros autónomos nas ruas”, disse Michael Griffin, subsecretário da Defesa para Pesquisa e Engenharia, citado pela Bloomberg (conteúdo em inglês). De acordo com Griffin, 52% das vítimas em zonas de combate são militares que fornecem comida, combustível e outros recursos, de maneira que, uma forma de diminuir essa percentagem seria usar a inteligência artificial para melhor proteger esses militares.

“Eles estão numa posição bastante vulnerável nessas situações”, disse, acrescentando que “se isso puder ser feito por veículos autónomos recorrendo à inteligência artificial, onde não seja preciso preocupar-me com pedestres ou sinais de trânsito, porque haveria de não o fazer?“.

Griffin afirma que o Pentágono “deve absolutamente alavancar” o que outras empresas privadas têm estado a fazer nessa área, embora não tenha adiantado mais detalhes sobre os planos que estão em cima da mesa. “As Forças Armadas estão bastante ansiosas para aprender e pôr em prática o que tem sido feito comercialmente, em vez de tentarem reinventar-se“, disse Karlyn Stanley, da RAND Corporation (uma entidade que trabalha para o departamento de Defesa dos Estados Unidos).

O Exército tem estado a desenvolver tanques não tripulados e veículos mais inteligentes para desarmamento de bombas, embora essas tecnologias ainda sejam controladas remotamente. Na Marinha, tem-se procurado desenvolver submarinos autónomos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nem Uber nem Tesla. Os primeiros autónomos nas estradas serão do Pentágono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião