Uber acelera nos veículos autónomos. Investe em 24.000 automóveis Volvo

  • ECO
  • 20 Novembro 2017

Os veículos serão distribuídos para a Uber entre 2019 e 2021. A plataforma de transporte de passageiros ainda não revelou, no entanto, quando colocará os automóveis em circulação.

A Uber dá mais um passo na inovação da sua frota. A plataforma de transporte de passageiros avançou esta segunda-feira com a compra de 24.000 automóveis autónomos da Volvo. Os veículos terão um software próprio da Uber para permitir a condução sem piloto, afirma o fabricante automóvel em comunicado.

Os modelos autónomos em questão são as SUVs XC90, com preço de mercado a partir dos 46.900 dólares. A compra é o culminar de uma parceria estratégica formada em agosto do ano passado. A empresa automóvel sueca refere que os seus engenheiros têm vindo a colaborar com os da Uber para conceber os veículos.

O nosso objetivo passa por sermos o fornecedor de eleição de condução autónoma para serviços de transporte de passageiros”, afirma Håkan Samuelsson, presidente da Volvo. “O nosso acordo de hoje com a Uber é um primeiro exemplo dessa direção estratégica”, prossegue.

Volvo Cars and Uber join forces to develop autonomous driving cars

Do lado da Uber, Jeff Miller refere que o acordo com a Volvo coloca a empresa de transporte “no caminho para a produção em massa de veículos autónomos”. “Quanto mais pessoas trabalharem no problema, mais rapidamente conseguiremos chegar lá com sistemas melhores, mais seguros e fiáveis”, acrescenta, em declarações à Bloomberg.

A Uber tem vindo a testar veículos autónomos nos últimos meses, tendo já construído uma “cidade falsa” para proceder a testes. O recinto chama-se ALMONO e fica em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e simula um ambiente urbano, com rotundas e peões falsos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber acelera nos veículos autónomos. Investe em 24.000 automóveis Volvo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião