E esta hein? Apresentamos o carro voador da Uber

Uber escolheu o palco de Lisboa para apresentar novidades sobre o futuro da Uber: vai chamar-se uberAIR.

uberAIR chega a Los Angeles em 2020.Uber

A novidade foi anunciada por Jeff Holden, Chief Product Officer da empresa norte-americana. Depois dos helicópteros, a Uber está a desenvolver ‘carros voadores’ para conseguir reduzir o congestionamento nas cidades. O novo produto vem acompanhado de outra novidade: a Uber assinou um acordo com a NASA. “A assinatura de um acordo de colaboração (SAA, Space Act Agreement ) com a NASA para o desenvolvimento de novos conceitos de Gestão de Tráfego Não Tripulado (UTM, Unmanned Traffic Management) e Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS, Unmanned Aerial Systems). Essa colaboração possibilitará a operação segura e eficiente de UAS a baixas altitudes”, explica a empresa, em comunicado.

A participação da Uber no Projeto UTM da NASA ajudará a empresa a iniciar os primeiros voos de demonstração do uberAIR num conjunto de cidades norte-americanas selecionadas em 2020. Esta é a primeira colaboração da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede aérea de ridesharing a nível global.

Uber, em comunicado

“Mesmo a solução dos carros autónomos não reduz o número de carros nas estradas. Por isso estamos a apostar na mobilidade no céu”, adiantou Jeff Holden esta manhã, no palco principal do Web Summit. Vai chamar-se uberAIR. E a ideia é que seja um serviço mais económico do que pegarmos no nosso próprio carro. A proposta de valor deste novo serviço é fazer com que os preços sejam equivalentes ao serviço Uber X, garante o CPO.

“Pensámos: como podemos escalar este negócio dos helicópteros?”, questiona. “A resposta é: não é fácil”. “Desenvolver helicópteros era muito caro, faz muito barulho e é mau para o ambiente. A nossa solução de futuro não podia passar por ali”, esclarece.

Jeff Holden disse que os serviços da Uber têm tentado melhorar a mobilidade das pessoas através do serviço uberPOOL, que permite aos clientes partilharem as viagens com duas vantagens: reduzir o trânsito e o preço das viagens. O design dos novos ‘carros voadores’ da já está Uber já está feito e foi apresentado por Holden em Lisboa, esta manhã.

Jeff Holden, CPO da Uber, anuncia novo avião elétrico da empresa no Web Summit, em Lisboa.Web Summit

A ideia é Los Angeles inicie os testes destes novo serviço em 2020: o uberAIR será uma rede de aeronaves elétricas que vão permitir voos urbanos com um máximo de quatro passageiros. Os veículos elétricos de descolagem e desembarque verticais (VTOLs) diferem dos helicópteros por serem mais silenciosos, seguros, acessíveis e respeitadores do meio ambiente. A escolha de Los Angeles para iniciar o projeto foi feita com base nas rotas mais populares em viagens com a Uber, e procura dar uma alternativa aos trajetos rodoviários mais congestionados. A longo prazo, contribuirá também para a redução das emissões poluentes nas cidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E esta hein? Apresentamos o carro voador da Uber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião