BE e PCP contra prorrogação de benefícios fiscais às grandes empresas e sistema financeiro

  • Lusa
  • 3 Maio 2018

Os partidos mais à esquerda criticam a opção do Governo de prorrogar benefícios fiscais a grandes empresas e ao sistema financeiro, considerando que deveria haver "vontade de [os] limitar".

BE e PCP criticaram hoje o Governo pela prorrogação de benefícios fiscais como os atribuídos às grandes empresas ou ao sistema financeiro, explicando o executivo que se trata de uma “abordagem prudente” e de “um passo intermédio”.

A proposta de lei do Governo que propõe revogar três artigos do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), prorrogar sem alterações outros sete artigos e alterar e prorrogar, numa base transitória, um conjunto de cinco benefícios fiscais, foi hoje discutida no plenário da Assembleia da República. “A abordagem do Governo nesta matéria é uma abordagem prudente porque optámos por fazer um estudo aprofundado a todo o sistema de benefícios fiscais no sentido de fazer uma abordagem estruturante desta matéria”, explicou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Na opinião do governante, é isso que justifica que, nesta fase, tenha sido apenas dado “um passo intermédio” que conduziu “a uma prorrogação com uma base transitória destes benefícios fiscais”, justificando-se a abordagem estruturante porque o valor da despesa fiscal associada dá ao Governo “10 mil milhões de razões” para fazer um trabalho muito aprofundado nesta matéria.

No pedido de esclarecimento, pela bancada do BE, Mariana Mortágua considerou “um bom princípio” o da avaliação dos benefícios fiscais, mas criticou o facto de não haver nesta proposta de lei “uma verdadeira vontade de limitar os benefícios fiscais, nem de os disciplinar”.

“Há um benefício fiscal que é particularmente escandaloso e que o Governo não resolve nesta proposta de lei. É o artigo 19 do estatuto de benefícios fiscais que permite reduzir em IRC 150% dos custos com contratação de desempregados de longa duração ou de jovens à procura do primeiro emprego”, explicou, acrescentando que vale 40 milhões de euros.

A bancada do PCP, pela voz do deputado Paulo Sá, acompanhou as críticas às opções de prorrogação destes benefícios por parte do Governo, considerando que o apoio para a criação de emprego deveria ser para micro e pequenas empresas.

“O PCP não acompanha esta visão do Governo e entende que o caminho deve ser o inverso: o da imediata eliminação dos benefícios fiscais atribuídos ao sistema financeiro e aos mercados de capitais, caminho que o Governo insiste em não percorrer”, condenou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE e PCP contra prorrogação de benefícios fiscais às grandes empresas e sistema financeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião