Inquérito: Concorda com a saída de José Sócrates do Partido Socialista? Conheça a resposta

  • Rita Frade
  • 4 Maio 2018

José Sócrates anunciou que vai sair do Partido Socialista. A decisão está a dividir o partido: se há quem a lamente, também há quem a defenda. E os leitores do ECO, o que pensam?

José Sócrates enviou uma carta ao Partido Socialista a anunciar a sua saída do partido, depois do “incómodo” assumido por vários dirigentes socialistas a respeito do processo que o envolve.

Num artigo de opinião, publicado no Jornal de Notícias (acesso condicionado) de sexta-feira, e citado pelo Observador (acesso gratuito), o ex-primeiro ministro explica que “é chegado o momento de pôr fim a este embaraço mútuo”, justificando assim a sua decisão de deixar o Partido Socialista.

José Sócrates publicou também, na sua página de Facebook, um post onde esclarece os utilizadores da rede social os pontos da sua decisão: “Enderecei hoje uma carta ao Partido Socialista pedindo a minha desfiliação do Partido. Pronto, a decisão está tomada. Bem vistas as coisas, este post scriptum é congruente com o que acima escrevi.

A decisão do ex-primeiro ministro está, contudo, a dividir o partido: António Arnaut diz que esta é uma atitude que o antigo primeiro-ministro “já devia ter tomado”; António Campos escolhe, por outro lado, criticar Carlos César e lamentar a decisão do ex-governante. A posição do Partido Socialista foi também, entretanto comunicada pelo líder parlamentar, Carlos César: “A confirmarem-se as suspeitas, será um sentimento de tristeza e revolta”.

A propósito deste tema, o ECO decidiu lançar uma pergunta nas redes sociais (Facebook e Twitter) para saber a opinião dos seus leitores: concorda com a saída de José Sócrates do Partido Socialista?

É importante recordar que a decisão de Sócrates surge um dia depois de, tanto Carlos César, líder parlamentar do PS, como João Galamba, porta-voz dos socialistas, terem vindo dizer aquilo que o ex-primeiro ministro considera “uma espécie de condenação sem julgamento“, escreve ainda. A “vergonha” expressada pelos socialistas estará relacionada com o caso que envolve Manuel Pinho na altura em que José Sócrates era primeiro-ministro.

Terminado o inquérito, é possível perceber que a grande maioria dos nossos leitores concorda com a saída de José Sócrates do Partido Socialista: no Facebook o “sim” ganhou com 78% dos votos e no Twitter com 61%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inquérito: Concorda com a saída de José Sócrates do Partido Socialista? Conheça a resposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião