Inflação aquém do esperado anima Wall Street

Depois de valorizar com o petróleo, foi a vez de a inflação puxar pelas praças norte-americanas. O aumento inferior ao esperado dos preços levou Wall Street a ganhar quase 1%.

Foi mais um dia de ganhos nas praças norte-americanas. Com a inflação a acelerar menos do que o previsto pelos investidores, reduziram-se os receios de fortes subidas de juros por parte da Fed, levando Wall Street a apresentar ganhos em torno de 1%.

Num dia de ganhos nas praças europeias, o Dow Jones encerrou a sessão a ganhar 0,79% para 24.739,53 pontos, enquanto o S&P 500 terminou a negociação a valorizar 0,93% para cotar nos 2.723,05 pontos.

Desempenho positivo registou também o Nasdaq que valorizou 0,89% para 7.404,84 pontos, isto numa sessão em que a Apple se aproximou da avaliação histórica de um bilião de dólares.

A puxar pelas praças norte-americanas continuam as empresas do setor energético, ainda animadas pelos máximos de quatro anos do petróleo depois de Donald Trump ter decidido rasgar o acordo nuclear com o Irão. Rasgou o acordo e já apresentou as primeiras sanções.

Mas o foco dos investidores esteve na inflação. O índice de preços da economia norte-americana subiu, mas menos do que o previsto pelos economistas.

A taxa subiu de 2,4%, em março, para 2,5%, em abril, o nível mais elevado em quase um ano. Contudo, em termos mensais, contudo, a subida do índice de preços no consumidor foi de 0,2%.

Os economistas apontavam para um crescimento de 0,3% nos preços, pelo que a leitura aquém do esperado levou os investidores a acreditar que perante estes dados a Fed não terá razões para acelerar o ritmo de aumento da taxa de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação aquém do esperado anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião