BCE diz que juros vão subir alguns “trimestres” após fim do programa de dívida

Francois Villeroy de Galhau diz que o BCE deverá avançar com uma subida de juros "trimestre, e não anos", depois de pôr fim ao programa de estímulos.

O Governador do Banco Central da França diz que a primeira subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) acontecerá “alguns trimestres, mas não anos”, depois de terminar o programa de compra de dívida. Minimizando os receios em torno do abrandamento económico da Zona Euro, Francois Villeroy de Galhau diz que as compras deverão acabar este ano.

Provavelmente, daremos orientações finais sobre o timing para o aumento das taxas no final do ano“, disse o membro do BCE, em entrevista à Bloomberg (conteúdo em inglês). “Vamos ver exatamente como vamos formular isso. Somos previsíveis, e isso é uma virtude clara do nosso caminho de normalização gradual”, explicou, mas garantiu que ainda nada está decidido.

Para Francois Villeroy de Galhau, a atual desaceleração da inflação na Zona Euro é “claramente temporária”, devendo esta retomar a a tendência nos próximos meses, ao mesmo tempo que a pressão dos preços deverá fortalecer-se à medida que passa a fraqueza temporária das economias do bloco monetário.

O Governador francês referiu que os responsáveis do BCE ainda não discutiram formalmente o futuro do programa de compra de dívida, sendo que, atualmente, as compras estão definidas para, pelo menos, até setembro, totalizando mais de 2,5 biliões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE diz que juros vão subir alguns “trimestres” após fim do programa de dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião