Bordallo Pinheiro investe 8,3 milhões de euros em ampliação. Aumenta produção em 60%

  • Lusa
  • 16 Maio 2018

A partir de outubro, a produção das Faianças Bordallo Pinheiro pode aumentar 60%, depois de um investimento de 8,3 milhões de euros que vai dar mais 5.000 metros quadrados às instalações.

A ampliação das Faianças Bordallo Pinheiro, num investimento de 8,3 milhões de euros, vai permitir à empresa das Caldas da Rainha aumentar a produção em cerca de 60% a partir do próximo mês de outubro. A ampliação das instalações, na zona industrial das Caldas da Rainha, vai permitir “aumentar a área de produção para responder às solicitações do mercado”, afirmou o presidente executivo da Bordallo Pinheiro, Paulo Pires, à agência Lusa, estimando que a nova nave “entre em funcionamento em outubro e esteja em velocidade cruzeiro até ao final do ano”.

A obra, orçada em 8,3 milhões de euros, possibilitou o alargamento das instalações em 5.000 m2, onde “novos equipamentos e processos produtivos de última geração” que permitirão alargar a produção “em cerca de 60%”, ou seja, “passar de 1,8 milhões de peças para 2,4 milhões de peças por ano”, explicou. O alargamento da empresa centenária resulta ainda no aumento de “cerca de uma centena de trabalhadores”, já integrados e em formação contínua, aumentando para 255 o número de postos de trabalho.

A par com o aumento de produção o investimento na ampliação e modernização das empresas vai também concorrer para “o desenvolvimento da marca Bordallo”, com a criação de “quatro novas coleções por ano”, ao abrigo das parcerias com artistas nacionais e internacionais. O objetivo da empresa é ainda “aumentar a eficiência energética em pelo menos 20%” e, por outro lado, aumentar a atual quota de exportação (atualmente de 43%) até que “75% da faturação seja proveniente do mercado externo”, afirmou

O também presidente executivo do grupo Vista Alegre e Atlantis anunciou ainda investimentos “na remodelação dos espaços da Loja e do Museu Bordallo [no centro da cidade]” onde será instalada “uma nova loja Vista Alegre [marca também detida pelo grupo]”.

No que respeita a lojas, a Bordallo Pinheiro, que abriu há cerca de ano e meio uma loja em Lisboa [na zona da Praça de Londres], prepara para o final de junho a abertura de duas novas lojas, “em Madrid (Espanha) e em Paris (França)”, reforçando assim, segundo Paulo Pires, “a internacionalização da marca”.

As Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro foram fundadas em 30 de junho de 1884, por Raphael Bordallo Pinheiro (1884-1905) autor de centenas de modelos cerâmicos baseados nas tradições locais e adotando a fauna e a flora como inspiração decorativa. Após a sua morte a obra foi continuada pelo filho, Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro, até à morte deste, em 1920.

Nesse ano um grupo de caldenses, juntamente com os operários, deram continuidade à empresa que em 2008 sofreu uma grave crise, sendo adquirida pelo Grupo Visabeira que lhe assegura a continuidade produtiva e histórica. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios superior a seis milhões de euros, dos quais, 43% oriundos da exportação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bordallo Pinheiro investe 8,3 milhões de euros em ampliação. Aumenta produção em 60%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião