Liga e 5 Estrelas voltam a propor Conte para primeiro ministro de Itália

Partidos voltam a propor Giuseppe Conte para o cargo de primeiro ministro de Itália, depois de nova ronda de negociações entre a coligação.

O Liga italiana e o movimento 5 Estrelas vão voltar a propor o nome de Guiseppe Conte para formar Governo em Itália e acabar com o impasse político que o país vive, avançaram os partidos em comunicado. Trata-se de uma nova tentativa da coligação para formar Governo.

Uma hora depois do início da reunião entre os dois partidos e, depois de o presidente da República ter dado uma nova oportunidade a um Governo de coligação, a Liga e o 5 Estrelas disseram ter chegado a acordo na nova ronda de negociações.

No passado 27 de maio, Giuseppe Conte anunciava a desistência de formar Governo em Itália, de acordo com agências de notícias internacionais. Na altura, o Governo que estava a ser planeado por Luigi Di Maio do 5 Estrelas e Matteo Salvini da Liga, assumidamente com uma política anti-imigração, assustou a União Europeia e os mercados.

A possibilidade de Itália ter um Governo avesso ao euro levou, na sexta-feira, os juros italianos a subirem, tendo o spread (diferencial) face aos juros da Alemanha atingido um máximo de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga e 5 Estrelas voltam a propor Conte para primeiro ministro de Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião