PSD faz desaparecer as setas do símbolo do partido

  • ECO
  • 6 Junho 2018

As fotografias principais das redes sociais foram substituídas por blocos cor de laranja com a sigla a branco. Os militantes dizem que é um apagar da identidade do PSD.

Os canais digitais do Partido Social Democrata foram renovados, tendo agora um design mais moderno, mas, ao que parece, as icónicas setas foram deixadas de fora. O símbolo do partido é agora um retângulo laranja com a sigla a branco.

A alteração foi noticiada pelo Público (acesso condicionado). E já foi mesmo alvo de críticas de uma militante histórica que admite manifestar-se se as setas não forem repostas. Virgínia Estorninho afirma já ter reclamado da renovação no último conselho nacional, que decorreu na semana passada.

“Tiraram-nos as setas, e enfiaram-nos num quadrado laranja. Não admito isso”, afirmou a militante ao diário, que considera que estamos perante um apagar da identidade do partido. “Se as setas não foram repostas, organizo uma manifestação à porta da sede do PSD”.

"Tiraram-nos as setas, e enfiaram-nos num quadrado laranja. Não admito isso.”

Virgínia Estorninho

Militante do PSD

Para além do símbolo oficial, o logótipo do jornal Povo Livre e da PSD TV também foram mudados. As fotografias principais das redes sociais foram substituídas por blocos cor de laranja com a sigla a branco. No Facebook, a alteração foi feita no princípio do mês de abril.

Ao jornal, o secretário-geral do partido, José Silvano, garante que a alteração foi feita antes de este entrar para a posição que ocupa agora, mas deixa abertura para que as setas voltem ao site. “As setas estão em quase todos os documentos oficiais. O site foi criado com um novo desenho. Vamos ver se acrescentamos o símbolo”, disse.

As três setas sobrepostas foram utilizadas desde sempre pelos sociais-democratas para simbolizar a luta contra o nazismo, sendo que as suas cores representam “movimentos e correntes de pensamento que contribuíram para a síntese ideológica e de ação da social-democracia”, pode ainda ler-se no site do Partido. “A [seta] negra recorda os movimentos libertários do século passado, a vermelha, lembrando as lutas das classes trabalhadoras e dos seus movimentos de massa, e a branca, apontando os valores do homem, a tradição Cristã e humanista da Europa consubstanciada no Personalismo.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD faz desaparecer as setas do símbolo do partido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião