António Costa confirma visita S. Tomé em junho e Moçambique e Cabo Verde em julho. Angola ainda sem data

  • ECO
  • 18 Junho 2018

A primeira visita será em São Tomé e Príncipe, nos dias 25 e 26 de junho. Segue-se Moçambique, nos dias 5 e 6 de julho, e Cabo Verde, a 16 e 17 de julho. Para Angola, ainda não há data marcada.

Está confirmado: António Costa vai fazer um “périplo” por África durante este verão. A informação foi confirmada ao ECO por fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro, depois de Marques Mendes ter falado destas visitas no seu espaço habitual de comentário, na SIC, este domingo.

A primeira visita será em São Tomé e Príncipe, nos dias 25 e 26 de junho. Segue-se Moçambique, nos dias 5 e 6 de julho, e Cabo Verde, a 16 e 17 de julho, altura em que vai decorrer a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo fonte oficial do gabinete de António Costa, também está planeada uma visita a Angola, mas ainda não há data marcada para esta viagem.

No domingo, Marques Mendes referiu que a visita a Angola deverá realizar-se na segunda quinzena de julho, sem precisar os dias. O comentador detalhou ainda que esta visita só poderia acontecer nesta altura, uma vez que Luanda exige que o processo de Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano, esteja fisicamente no país antes de formalizar datas para esta visita.

“Para Angola não chega a decisão” das autoridades nacionais de transferir o processo para Angola. O processo “tem de estar fisicamente em Angola”, disse Marques Mendes num comentário este mês.

Também este mês, o presidente angolano, João Lourenço, disse numa entrevista à Euronews que “as relações com Portugal vão bem” e que os angolanos estão “ansiosos em receber António Costa em Luanda”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa confirma visita S. Tomé em junho e Moçambique e Cabo Verde em julho. Angola ainda sem data

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião