O Mundial da Rússia em PIB. Estão 27 biliões de dólares em jogo

  • ECO
  • 19 Junho 2018

A Alemanha encabeça o grupo mais valioso deste campeonato, enquanto o grupo da Argentina tem o menor PIB conjunto. Portugal é o cabeça de lista do segundo grupo mais pobre.

Se este fosse o campeonato do mundo do poderio económico, já havia vencedores. Os três grupos encabeçados pela Alemanha, Polónia e França são os mais valiosos da competição, enquanto o grupo que tem a Argentina como cabeça de lista é o que tem o menor PIB conjunto. Portugal está pouco acima, como cabeça de lista do segundo grupo menos valioso do campeonato… e o segundo mais pobre. Ao todo, estão em jogo mais de 27 biliões de dólares.

O grupo F salta para o primeiro lugar do pódio dos mais valiosos do mundo. Com Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul, o PIB conjunto deste grupo ultrapassa os 6,45 biliões de dólares, segundo os dados do Banco Mundial, relativos a 2016.

Segue-se o grupo H, constituído por Polónia, Senegal, Colômbia e Japão, com um PIB total superior a 5,7 biliões de dólares. A fechar o pódio, o grupo C, onde estão França, Austrália, Peru e Dinamarca, apresenta um PIB superior a 4,16 biliões de dólares.

No espetro oposto está o grupo D, da Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria, cujo PIB conjunto ascende a pouco mais de um bilião de dólares. Também Portugal, que é o atual campeão europeu de futebol e que surge como cabeça de lista do grupo B, não aparece bem na fotografia. O PIB deste grupo, que conta ainda com Espanha, Marrocos e Irão, ascende a 1,96 biliões de dólares.

PIB total dos países que compõem cada grupo. Valores em dólares. Fonte: Banco MundialD.R.

Feitas as contas, os oito grupos do campeonato mundial, compostos por 32 países, totalizam um número astronómico em termos de PIB: 27.415.203.850.000, pouco mais de 27 biliões de dólares. O montante mais do que duplicaria se Estados Unidos e China não tivessem ficado de fora da competição.

Se os cálculos forem feitos tendo em conta o PIB per capita, o ranking é diferente. O grupo mais rico passa a ser de França, Austrália, Peru e Dinamarca, com um PIB per capita médio de 36.559 dólares. É seguido pelo grupo da Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul, com um PIB per capita médio de 32.437 dólares.

Já o grupo mais pobre passa a ser o da Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai, com um PIB per capita médio de 11.868 dólares. O grupo de Portugal, Espanha, Marrocos e Irão mantém-se como o segundo mais pobre, com uma riqueza média por habitante de 13.649 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Mundial da Rússia em PIB. Estão 27 biliões de dólares em jogo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião