Final da época de resgates à vista. Acordo com Atenas contagia Lisboa e faz aliviar juros
O final da época de resgates está à vista e os juros da dívida já reagem. Em Portugal, a taxa a dez anos continua a afastar-se dos 2%.
Foi uma maratona que se estendeu até de madrugada, mas os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a um acordo em relação à reta final do programa de ajustamento da Grécia. A última tranche de financiamento, de 15 mil milhões de euros, vai chegar em agosto e o país vai ter mais dez anos para pagar 100 mil milhões aos seus credores.
Esta decisão, que está a ser definida por muitos como um passo “histórico” para o país, marca o final do ciclo de resgates a países da Zona Euro no quadro da crise económica e financeira. Com estas notícias, as taxas de juro das obrigações destes países da periferia, onde se inclui também Portugal, Espanha e Itália, caem, em alguns casos para mínimos mensais.
Na Grécia, as obrigações com maturidade a cinco anos deslizam 35 pontos base para mínimos de maio deste ano, cotando nos 3,16%. A dez anos, as obrigações registam uma queda de 17 pontos base, cotando nos 4,139%. No mercado bolsista, o índice de Atenas avança mais de 2% para 1.236,13 pontos.
O otimismo está a contagiar também Portugal. No mercado obrigacionista português, as yields caem a todos os prazos. Os juros associados às obrigações a dez anos recuam 2,2 pontos base para 1,81%, isto depois de este mês terem estado perto de superar a fasquia dos 2%. Já a cinco anos, a queda é de 1,8 pontos base, fixando-se em 0,687%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Final da época de resgates à vista. Acordo com Atenas contagia Lisboa e faz aliviar juros
{{ noCommentsLabel }}