Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção desportiva

  • ECO
  • 25 Junho 2018

A Polícia Judiciária suspeita que o Benfica tenha subornado jogadores de outros clubes para que vencessem o FC Porto.

A Polícia Judiciária do Porto fez, esta manhã, buscas na SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e nas instalações do Vitória de Setúbal, Desportivo das Aves e Paços de Ferreira. A notícia é avançada, esta segunda-feira, pelo Correio da Manhã, que dá conta de que o clube está a ser investigado por suspeitas de ter subornado atletas de outros clubes para que vencessem o FC Porto.

Ao Expresso, fonte oficial do Vitória de Setúbal confirma que está uma equipa da Polícia Judiciária nas suas instalações. Já o Jornal de Notícias refere que os principais visados desta investigação são o Benfica e o Desportivo das Aves. O Correio da Manhã indica ainda que o defesa Patrick, emprestado pelo Benfica ao Vitória de Setúbal, terá sido aliciado a melhorar a sua performance frente ao FC Porto.

A Procuradoria-Geral Distrital do Porto confirma, entretanto, que foram feitas 24 buscas (catorze domiciliárias e dez não domiciliárias) no âmbito desta operação, apelidada de “Mala Ciao”.

A operação “investiga a prática de factos suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem”. As buscas tiveram lugar em Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Lisboa e Setúbal.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça, indica ainda a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Na última época, o FC Porto venceu a maioria dos jogos contra os clubes que estão a ser investigados. As exceções foram o jogo em casa do Paços de Ferreira, em que os portistas perderam por 1-0, e a jornada no estádio do Aves, que terminou empatada 1-1.

Em comunicado, o Benfica também já confirmou as buscas e manifesta “disponibilidade” para colaborar na investigação, “no sentido de um profundo e cabal esclarecimento deste processo”.

“O Benfica reafirma a todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes – que a exemplo do provado em recentes processos com decisões finais – sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade”, pode ler-se no comunicado.

Notícia atualizada pela última vez às 12h46 com mais informação.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção desportiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião