OPEP aumenta produção, mas “não cria excesso” de petróleo

  • Rita Atalaia
  • 25 Junho 2018

O cartel decidiu aumentar a produção de "ouro negro" em um milhão de barris por dia. Contudo, os analistas não consideram que este aumento vá criar excesso no mercado.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu aumentar a produção de petróleo em um milhão de barris por dia para responder a uma procura que não para de crescer. Para os analistas, esta medida servirá para estabilizar as reservas, mas não para criar um excesso no mercado, o que deverá estabilizar os preços.

Nos mercados internacionais, o Brent, negociado em Londres, está a cair 1,21% para 74,41 dólares, enquanto o West Texas Intermediate, em Nova Iorque, segue em sentido contrário, valorizando 0,09% para 68,64 dólares. As cotações dispararam na semana passada, depois de o cartel ter anunciado um aumento da produção de “ouro negro” que ficou abaixo do que era previsto pelo mercado.

Brent recua mais de 1%

Apesar de os preços estarem agora em queda, a descida podia ser muito mais expressiva se os analistas considerassem que esta medida da OPEP vai criar um excesso no mercado, o que não é o caso. “O objetivo continua a ser estabilizar as reservas de energia e não gerar um excedente”, escreve o Goldman Sachs numa nota citada pela Reuters.

Para os analistas, este aumento não terá um grande impacto nas cotações. O ING afirma que o “aumento de um milhão de barris por dia reforça a confiança de que os preços vão continuar baixos”. Edward Bell, analista de commodities do NBD bank, prevê que o preço do Brent se situe “entre os 65 e os 70 dólares durante o resto do ano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP aumenta produção, mas “não cria excesso” de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião