Obsessão dos Millennials pela UberEats pode acabar com a cozinha. Quem o diz é o UBS

  • ECO
  • 26 Junho 2018

Aplicações como a UberEats já se tornaram as melhores amigas dos Millennials, que cozinham cada vez menos em casa. Segundo o UBS, esta tendência pode acabar com a cozinha em pouco mais de dez anos.

A geração Y, também conhecida por Millennials, está a provocar grandes alterações na indústria, a transformar a economia e a obrigar alguns setores a reinventarem-se. Nascidos entre 1980 e 1996, estes jovens fazem parte da geração Airbnb e da geração Uber.

Quem diz Uber, diz, claro, UberEats. A geração Y faz a sua vida através do ecrã do smartphone, basta um clique para almoçar ou jantar, por exemplo. A oferta relacionada com as aplicações de entrega de comida ao domicílio está a crescer e a oferecer cada vez mais possibilidades a estes jovens, que são apontados como os principais responsáveis pela morte da cozinha. Encomendam cada vez mais comida, obcecados por aplicações como a Deliveroo ou a Uber Eats, e evitam os tachos e as panelas em casa.

Esta divisão da casa deverá morrer até 2030, revela o estudo do UBS. “A maioria das refeições, feitas atualmente em casa, será encomendada online, confecionadas por restaurantes ou cozinhas centrais”, escreveu um analista do banco de investimento.

O cenário previsto pela empresa com sede em Zurique aponta para um futuro em que as pessoas encomendam várias refeições por semana, a partir de startups de entrega de alimentos. Robôs e drones de entrega seriam a solução para que as refeições fossem mais baratas.

Ainda no mesmo cenário, o UBS prevê menos clientes nos supermercados e uma descida na venda de produtos frescos. Haverá, também, menos gente a comer nos próprios restaurantes. Tal cenário pode obrigar os supermercados e restaurantes a fazer grandes mudanças na sua atual estrutura. Cozinhando menos, a geração Y também comprará menos panelas, frigideiras e outros acessórios de cozinha.

Levantam-se outras questões: condições de trabalho, obesidade…

Segundo a Business Insider (conteúdo condicionado, em inglês), a morte da cozinha é um cenário inevitável. O UBS avançou, ainda, que os trabalhadores da Deliveroo são mal pagos e que, para obter flexibilidade, renunciam aos benefícios do emprego a tempo inteiro. No caso específico desta aplicação, os funcionários estão a lutar por melhores direitos, o que pode levar, por um lado, a que o Governo regulamente este setor e, por outro, a que as startups de entrega de comida tenham mais despesas.

Nos países mais afetados pela obesidade, como é o caso do Reino Unido, o Governo poderá ter de tomar medidas, como a intensificação de campanhas de saúde pública contra alimentos e refeições takeaway, incentivando mais pessoas a cozinhar em casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obsessão dos Millennials pela UberEats pode acabar com a cozinha. Quem o diz é o UBS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião