Gulbenkian e Oceano Azul querem fazer de Portugal “polo da bioeconomia marinha”. Criam programa de aceleração

O Blue Bio Value é o mais recente programa de aceleração lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Oceano Azul para ideias de biotecnologia marinha. Candidaturas estão abertas.

Os empreendedores com projetos nas áreas da biotecnologia e da bioeconomia marinha têm, a partir desta quinta-feira, um novo programa de aceleração ao seu dispor. O Blue Bio Value foi criado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Oceano Azul, que prometeram investir, pelo menos, um milhão de euros nas três edições que já estão marcadas.

Até 19 de agosto, os interessados devem submeter as suas candidaturas, que devem identificar oportunidade de negócio “ao longo da cadeira dos biorrecursos marinhos” e apresentar soluções sustentáveis para o desenvolvimento das atividades que envolvem o oceano.

Depois de selecionados, os projetos serão submetidos a um programa de aceleração de oito semanas, dinamizado não só pela Oceano Azul e pela Calouste Gulbenkian, mas também pela Fábrica de Startups, pela Faber Ventures e pela Bluebio Alliance.

Ao longo desse período, os empreendedores terão a oportunidade de validarem a sua tecnologia, adquirir competências de gestão e aceder a uma “rede única de mentores nacionais e internacionais, parceiros especialistas no setor, clientes potenciais e investidores”, explicam os responsáveis, em comunicado.

Nesta edição do Blue Bio Value, procuram-se essencialmente respostas a quatro questões: Como alimentar a população crescente? Como reduzir as emissões de CO2? Como gerir a escassez de recursos e conseguir a redução de plásticos? Que soluções podem ser encontradas para o bem-estar de uma população envelhecida?

“Com este programa, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian unem esforços para contribuir para que Portugal se torne num polo europeu relevante e inovador do desenvolvimento da mais moderna bioeconomia marinha“, lê-se na mesma nota.

O picth final desta edição do programa está marcado para 14 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gulbenkian e Oceano Azul querem fazer de Portugal “polo da bioeconomia marinha”. Criam programa de aceleração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião