Caso Manuel Vicente: “Angolanos são muito suscetíveis”, diz Durão Barroso

  • ECO
  • 28 Junho 2018

O ex-presidente da Comissão Europeia diz que o momento de tensão entre Portugal e Angola se deve à perceção de falta de respeito que os angolanos sentiram por parte de Portugal.

José Manuel Durão Barroso numa entrevista que será transmitida pela SIC, fala sobre o momento de tensão que se vive entre Portugal e Angola no âmbito do processo Manuel Vicente. Para o ex-presidente da Comissão Europeia, todos os esforços para melhorar as relações entre os dois países são positivos.

Todos os contactos entre Portugal e a Angola são desejáveis. Acho sinceramente que é uma relação muito íntima e muito forte, comparo muito a uma relação de família, e às vezes nas famílias também há zangas, mas são relações que ficam”, refere Durão Barroso.

Durão Barroso diz que o momento de tensão vivido entre Portugal e Angola se deve muito à perceção da falta de respeito que os angolanos sentiram a gestão portuguesa do caso Manuel Vicente.

Os angolanos são extremamente suscetíveis, e até nisso são parecidos com os portugueses. E é natural que um país que conquistou recentemente a sua independência fique especialmente magoado quando verifica que na antiga potencia colonial vem sinais de falta de respeito, ou que eles entendem como falta de respeito, pelo seu próprio sistema, neste caso pelo sistema jurídico

“Os angolanos são extremamente suscetíveis, e até nisso são parecidos com os portugueses. E é natural que um país que conquistou recentemente a sua independência fique especialmente magoado quando verifica que da antiga potencia colonial vêm sinais de falta de respeito, ou que eles entendem como falta de respeito, pelo seu próprio sistema, neste caso pelo sistema jurídico“, refere.

E para que não existam mal entendidos, Durão Barroso afirma: “acho que houve a perceção dessa falta de respeito, não estou a dizer que houve”.

O chairman do Goldman Sachs faz, aliás, questão de frisar que não conhece o caso juridicamente e não gosta de se pronunciar sobre casos que não conhece. “Não conheço os detalhes”, nota.

A entrevista de Durão Barroso será transmitida em breve pela SIC e acontece depois de Durão Barroso ter sido escolhido para chairman do fórum Euro-África.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caso Manuel Vicente: “Angolanos são muito suscetíveis”, diz Durão Barroso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião