Hoje nas notícias: Autoeuropa, Segurança Social e Bas Dost

  • ECO
  • 28 Junho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Autoeuropa vai ter que fechar mais uma semana, aumentado assim para três as semanas em que não haverá produção, em agosto, na fábrica de Palmela. Em causa está a nova regulamentação sobre a mediação de consumo e as emissões poluentes. Enquanto isso fica a saber-se que a dívida à Segurança Social está próxima dos dez mil milhões de euros. Ainda no campo do ministério de Vieira da Silva, João Galamba enaltece o acordo de concertação social e acusa BE e PCP de criarem crises artificiais. O interior exerce cada vez mais atração sobre estrangeiros que escolhem cidades como a Guarda e Bragança para residirem. No futebol, enquanto se espera pelo Uruguai, o Sporting volta a ser notícia. Agora é Bas Dost que admite recuar na rescisão de contrato por justa causa.

Autoeuropa obrigada a parar mais uma semana

As novas regras de emissões obrigam a fábrica de Palmela a parar mais uma semana, alargando assim o período habitual de férias para três semanas. Em causa está a adaptação da Autoeuropa à nova regulamentação (WLTP) sobre a mediação do consumo e das emissões poluentes. Empresa alemã garante que a meta de produção de 240 mil carros, prevista para este ano, não vai ser afetada, graças à criação de novos turnos e do trabalho ao domingo logo após as férias de verão. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Dívida à Segurança Social perto dos dez mil milhões

9.927,5 milhões de euros. É este o montante da dívida bruta à Segurança Social, um agravamento face ao ano passado de 2,5% ou 234 milhões de euros. Apesar deste aumento, a dívida de cobrança duvidosa terá diminuído em 48,8 milhões de euros para um total de 5.681 milhões de euros. Já os números da dívida incobrável não foram facultados pelo ministério de Vieira da Silva. O Ministério preferiu destacar, que em 2017, a receita de contribuições ultrapassou os 15.714,4 milhões de euros, mais 6,34% do que em 2016. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios.

Bas Dost desiste da rescisão com o Sporting

O avançado holandês aceita desistir da rescisão de contrato com o clube leonino, mas quer contrapartidas. Os advogados do jogador, que estiveram na tarde de ontem em Alvalade, nas instalações da SAD, admitiram que o atleta desistisse da ação judicial de rescisão por justa causa, mas em troca exigiam que os responsáveis leoninos aceitassem negociar o passe. A ideia era transferir o jogador para Milão, mas o anúncio durante a tarde, de que os italianos não cumpriam o fair play financeiro e não vão jogar nas competições europeias pode ter levado a um recuo por parte do holandês. Um regresso ao Sporting não está totalmente descartado. Leia a notícia completa no Correio da Manhã.

João Galamba: “Este é o acordo de concertação mais à esquerda desde os anos 80”

João Galamba diz que “este é o acordo de concertação mais à esquerda desde os anos 80” e como tal não vê razões para que Bloco de Esquerda e PCP votem contra o acordo. O deputado socialista admite que se revê neste acordo chegando mesmo a afirmar que “é uma grande conquista deste Governo e do ministro Vieira da Silva”. Galamba acusa ainda BE e PCP de estarem a “provocar crises artificiais”. Sobre a crise com os professores, o deputado acredita que esta não vai bloquear o orçamento, mas admite tensão. Leia a entrevista completa no Público e Rádio Renascença.

Interior do país atrai moradores estrangeiros

A procura pelo interior do país, para aí fixarem residência, por parte de estrangeiros é cada vez maior. Entre as cidades preferidas estão Bragança, Beja, Castelo Branco e Guarda. Esta tendência tem-se vindo a acentuar, com os números a demonstrarem que nos últimos três anos a população estrangeira no interior do país não para de aumentar. Os últimos dados disponíveis relativos a dezembro passado demonstram que viviam em território nacional 421711 estrangeiros, com os brasileiros a regressarem em força a Portugal. Leia a notícia completa no Jornal i.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autoeuropa, Segurança Social e Bas Dost

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião