Dispara número de britânicos com outra nacionalidade da União Europeia

  • Lusa
  • 30 Junho 2018

O número de britânicos que obteve a nacionalidade de outro país da União Europeia (UE) tem disparado desde o referendo que ditou a saída do Reino Unido do espaço comunitário.

O número de britânicos que obteve a nacionalidade de outro país da União Europeia (UE) tem disparado desde o referendo que ditou a saída do Reino Unido do espaço comunitário, noticia hoje a BBC.

Em 2017, 12.994 cidadãos britânicos obtiveram a nacionalidade de outro país da UE, segundo dados coligidos pela estação pública britânica, referentes a 17 países do espaço comunitário (que representam três quartos dos pedidos).

Este número, se comparado com o total de 2015, ano anterior ao da realização do referendo, é sete vezes superior.

A nacionalidade mais pedida pelos britânicos foi a alemã, que registou um aumento 12 vezes superior entre 2015 e 2017 – de 594 para 7.493.

Depois da Alemanha, França e Bélgica são os dois países mais procurados pelos britânicos.

Em Portugal, o número de atribuições de nacionalidade a britânicos aumentou 13 vezes entre 2015 e 2017 – no ano passado, foram concedidas 147, quando, nos três anos anteriores, não passavam das 10-20.

De acordo com a BBC, na maioria dos casos registados, os britânicos passaram a ter dupla nacionalidade, ou seja, mantiveram os passaportes de origem.

Com a nacionalidade que acrescentaram passaram a garantir para si – e, posteriormente, para os seus filhos – a possibilidade de continuar a viajar, viver e trabalhar, sem restrições, nos 27 países da UE, depois de o Reino Unido deixar o bloco comunitário.

A 23 de junho de 2016, 51,9% dos votantes no referendo aprovaram o chamado Brexit, que decretou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Londres e Bruxelas continuam a negociar os termos do Brexit, mas o Reino Unido deverá abandonar oficialmente a UE a 29 de março de 2019, a que se seguirá um período de transição de 21 meses, durante os quais continuará integrado nas estruturas comunitárias, nomeadamente no mercado único e na união aduaneira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dispara número de britânicos com outra nacionalidade da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião