Portugueses processam Facebook em 1,2 mil milhões
Associações europeias de consumidores juntaram-se e vão processar o Facebook. Deco avança com ação judicial por uso indevido de dados e pede uma indemnização média de 200 euros por utilizador.
Anda complicada a vida para o Facebook. As associações europeias de consumidores juntaram-se para processar o Facebook, naquela que é uma ação inédita. Portugal não foge à regra e a Deco vai avançar com uma ação judicial por uso indevido de dados e pede um indemnização da 200 euros para cada utilizador da rede social, escreve o Expresso, na edição deste sábado.
A ação deverá dar entrada, brevemente, num tribunal cível de Lisboa e surge no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, a consultora britânica que terá usado indevidamente dados de 87 milhões de utilizadores para ajudar a eleger o presidente americano, Donald Trump.
As associações dos quatro países que se juntaram — Portugal, Itália, Espanha e Bélgica — entendem que têm direito a ser indemnizadas todas as pessoas com conta no Facebook e não apenas aquelas cujos dados foram usados.
Rita Rodrigues, responsável de Relações Institucionais da Deco, citada pelo Expresso, refere que “todos os utilizadores — que em Portugal se estima serem 6,4 milhões — devem ser os destinatários dessa compensação. Ao colocarmos uma ação a favor de todos os utilizadores, estamos a acautelá-los de todas as aplicações que se apoderam dos dados de forma indevida. O próprio Facebook já veio confirmar que o Cambridge Analytica foi apenas a ponta do icebergue e assumiu que existem 200 aplicações com problemas semelhantes. Está em causa um sistema que salvaguarde os interesses dos consumidores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses processam Facebook em 1,2 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}