Especialistas querem proibir pesca da sardinha em 2019

  • ECO e Lusa
  • 13 Julho 2018

A recomendação é do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, tendo em conta a diminuição do ‘stock’ de sardinha desde 2006.

A pesca da sardinha deverá ser proibida em 2019 em Portugal e Espanha, tendo em conta a diminuição do ‘stock’ verificada nos últimos anos, segundo um parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) divulgado esta sexta-feira.

“Deve haver zero capturas em 2019”, lê-se no documento do organismo científico. De acordo com o ICES, o ‘stock’ de sardinha com um ou mais anos tem recuado desde 2006, tendo ficado abaixo dos 0,4 milhões de toneladas.

Já o recrutamento (novos peixes) tem sido inferior “à média, desde 2005, tendo mesmo em 2017 alcançado o seu pior resultado”, abaixo dos cinco mil milhões de toneladas.

Se as recomendações forem seguidas e não se capturar nenhuma sardinha no próximo ano, a população adulta desta espécie veria um aumento de 9,8%, de acordo com as estimativas dos especialistas. Nenhum outro cenário resultava na recuperação do stock até 2020. “A mortalidade motivada pela pesca tem de ser reduzida significativamente dos níveis atuais se se quiser que o stock recupere no médio prazo”, alerta o relatório.

Já neste ano a pesca da sardinha foi controlada, começando mais tarde do que o normal.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Especialistas querem proibir pesca da sardinha em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião