Quanto custa produzir uma bola de Berlim?

Os preços das bolas de Berlim variam muito, principalmente as que são vendidas na praia. Mas o custo de produção não é muito elevado.

“Olh’á bolinha de Berlim!” Este pregão é dos mais comuns na praia, e também dos que traz mais alegria aos veraneantes. Quer seja com creme ou sem creme, é raro o português que não goste desta iguaria. Mas quanto será que custa a produzir?

Normalmente, as bolas vendidas na praia variam entre um e dois euros. Já nas pastelarias, o intervalo é mais baixo, normalmente desde 45 cêntimos a 1,50 euros, de acordo com o levantamento feito pelo ECO. Os vendedores da praia costumam comprar as bolas de Berlim a panificadoras, para conseguir uma margem maior já que a compra em quantidade permite-lhes pagar preços mais baixos. Mas e os fabricantes também conseguem ganhar dinheiro? Quanto?

Na União Panificadora da Amadora, Lda, por exemplo, o custo da produção de uma bola de Berlim é 20 cêntimos. Mas se for a variante com creme então o custo aumenta três cêntimos. Ao público, são vendidas a 80 cêntimos, independentemente de terem creme ou não. O lucro por bola ronda assim nos 60 cêntimos.

Já a Panificadora do Areeiro revela apenas que vende as suas bolas ao mesmo preço, quer à unidade quer em grandes quantidades. Segundo uma fonte da empresa, nos últimos anos costumavam vender as bolas para revendedores nas praias, mas este ano já só têm um destes clientes.

Na Panicova, uma panificadora perto da praia da Cova do Vapor, muito famosa pelas suas bolas de Berlim, vendem-nas a um euro. Mas o custo de produção também varia consoante o recheio, já que compram um saco de creme por 50 euros.

As bolas de Berlim fazem sucesso no verão, mas são vendidas durante todo o ano.

Para fazer a massa deste doce é preciso farinha, leite, açúcar, fermento, ovos e margarina ou manteiga. Para o creme só é preciso acrescentar à lista opcionalmente uma casca de limão e óleo vegetal.

Agora já há muitas outras variantes do doce tradicional, incluindo a própria versão portuguesa. A bola de Berlim chegou a Portugal através de uma família que fugia da Alemanha na II Guerra Mundial. O recheio original desse doce levava frutos, que os portugueses trocaram pelo creme de pasteleiro ou creme de ovos. Massa de alfarroba, beterraba ou spirulina, e recheios de Nutella, frutos silvestres ou doce de leite são algumas das experiências que já ganharam fãs.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto custa produzir uma bola de Berlim?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião