EUA impõem sanções à Rússia pelo envenenamento de antigo espião

  • Lusa
  • 8 Agosto 2018

Agravou-se o conflito diplomático em torno da tentativa de homicídio por envenenamento de um antigo espião russo. Os EUA decidiram impor sanções à Rússia, acusando-a de violar a lei internacional.

Os Estados Unidos vão impor sanções à Rússia pelo uso de um agente neurotóxico (Novichok) na tentativa de homicídio por envenenamento de um antigo espião russo e da sua filha no Reino Unido, noticiou, esta quarta-feira, a Associated Press (AP).

O Departamento de Estado norte-americano disse que as sanções vão ser impostas à Rússia pelo uso de uma arma química, violando a lei internacional. O antigo espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia foram envenenados em março com Novichok, um agente neurotóxico de uso militar, em Salisbury, no Reino Unido.

A Rússia foi acusada pelo Reino Unido de ser responsável pelo ataque, algo que o Kremlin nega veementemente. Desde março, dois outros cidadãos britânicos sem ligações à Rússia foram envenenados com a mesma substância.

Depois de decorrido um período de 15 dias para notificação, as sanções vão ter efeito por volta de 22 de agosto, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado citado pela AP.

O envenenamento dos Skripal causou uma crise diplomática entre Londres e Moscovo, pois o governo britânico decidiu expulsar vários diplomatas russos, medida seguida pela Rússia, que exigiu a saída de diplomatas britânicos do país.

Além disso, vários países ocidentais expressaram solidariedade com o Reino Unido e tomaram medidas semelhantes.

O Reino Unido acusou diretamente a Rússia do envenenamento dos Skripal, depois de uma investigação que identificou o Novichok como uma substância de fabrico militar russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA impõem sanções à Rússia pelo envenenamento de antigo espião

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião