Bankinter vende créditos tóxicos em Portugal por 66,4 milhões de euros

O banco espanhol vendeu uma carteira de créditos tóxicos da sucursal em Portugal a uma empresa britânica.

O Bankinter acordou com a empresa britânica Arrow Global Limited a venda de uma carteira de créditos tóxicos em Portugal, por um total de 66,4 milhões de euros. A operação foi comunicada à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), e alcançada após um processo competitivo entre investidores.

O banco espanhol “alcançou um acordo com a Arrow Global Limited para a venda de uma carteira de créditos em dívida e falidos da sucursal do Bankinter em Portugal”, lê-se no comunicado enviado esta sexta-feira. A carteira diz respeito a “créditos em dívida com garantia real e pessoal, num total de 134,7 milhões de euros, e ainda de créditos falidos no montante de 227,5 milhões de euros“.

Conforme explica a instituição financeira, após a venda estar concluída, “o rácio de morosidade do Bankinter Portugal será reduzido em aproximadamente 250 pontos base e, quanto ao Bankinter S.A. no seu conjunto, será reduzido em 23 pontos base”. O acordo foi alcançado “depois de um processo competitivo entre investidores de primeira ordem”, remata o documento.

No primeiro semestre do ano, o banco espanhol obteve lucros de 261 milhões de euros, um aumento de 8,4% face ao mesmo período do ano passado. A operação em Portugal constitui 7% da sua margem bruta total, o que significa um semestre “muito positivo”, com crescimento em todos os indicadores e em todas as suas áreas de negócio. O investimento em crédito aos clientes no Bankinter Portugal alcançou os 5.200 milhões de euros em 30 de junho, o que significa mais 12% do que no ano passado, com uma intensidade particular no segmento de empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter vende créditos tóxicos em Portugal por 66,4 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião