Hoje nas notícias: enfermeiros, metro e saúde

  • ECO
  • 17 Agosto 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O último dia da semana, marcado pela morte de Aretha Franklin, termina com a notícia de venda do património imobiliário não estratégico do Metro de Lisboa, numa tentativa de financiar a sua expansão. Ao mesmo tempo, o número de pessoas a optar por arrendar a mesma casa a estudantes e turistas aumenta. Ainda a marcar o dia está a notícia de que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros terá aumentado salários “à socapa”. Na política, a proposta para a saúde apresentada pelo PSD ameaça causar divergências no partido.

Metro de Lisboa vai vender património não estratégico para financiar expansão

O Metropolitano de Lisboa vai vender o seu património imobiliário considerado não estratégico para a sua atividade para financiar a expansão da rede e a compra de novos equipamentos. No total, a empresa prevê investir um total de 266 milhões de euros no plano de expansão, incluindo material circulante. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Há cada vez mais pessoas a arrendar a mesma casa a estudantes e turistas

É um dois em um. Alugar a casa a estudantes durante o período letivo e depois, no verão a turistas. Esta é a opção de um número cada vez maior de proprietários. Esta dupla utilização já se registava o ano passado, mas a tendência está a crescer, sobretudo depois da mudança das regras do alojamento local. Muitos dos que estavam a pensar investir em imóveis para colocar no alojamento local, com os ajustamentos do mercado e com a nova legislação reajustam as suas opções e optam por uma dupla utilização dos imóveis. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Capa do Diário de Notícias, 17 de agosto

Bastonária dos Enfermeiros aumenta salários

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de, “no limite da legalidade”, ter feito aprovar a criação de um subsídio de função para os membros dos órgãos nacionais e regionais, com dois anos de retroativo. “Numa altura em que os enfermeiros lutam para conseguir aumentar uns euros no salário, a senhora bastonária fez aprovar em assembleia-geral aumentos para quem trabalha com ela”, revelou ao JN um enfermeiro especialista. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Proposta para a saúde ameaça causar divergências no PSD

O documento estrutural sobre a saúde já gerou fortes divergências na direção dos social-democratas. A proposta, elaborada no âmbito do Conselho Estratégico Nacional, e que ainda não divulgada, foi motivo de viva discussão na reunião da comissão política nacional a 18 de julho. Em causa estava a defesa da ideia de que os serviços de saúde podem ser prestados pelo setor público, privado ou social. A 12 de setembro será debatida no conselho nacional. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Capa do Público, 17 de agosto

Rio dispensa publicitário brasileiro de Passos Coelho

O PSD dispensou os serviços do publicitário brasileiro André Gustavo, com quem Pedro Passos Coelho trabalhou nas legislativas de 2011 e 2015. Segundo as contas anuais do partido, divulgadas no final de junho pelo Tribunal Constitucional (TC), a empresa Arcos Propaganda ainda cobrou 89.232 euros aos sociais-democratas em 2017, ano em que Gustavo foi envolvido no caso Lava Jato. Agora, o atual secretário-geral do partido, José Silvano, confirmou ao Observador que, sob a liderança de Rui Rio, os sociais-democratas não voltarão a contratar André Gustavo. Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: enfermeiros, metro e saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião