Quinta da Lixa tem Estados Unidos como principal mercado exportador

  • Lusa
  • 17 Agosto 2018

A propriedade, localizada em Felgueiras, já exportou este ano 800 mil euros para os Estados Unidos, sendo este o principal mercado exportador "há quatro ou cinco anos".

A Quinta da Lixaexportou 800 mil euros para os Estados Unidos este ano e prevê terminar 2018 com um crescimento homólogo superior a 12% naquele mercado, que destronou a Alemanha como principal destino internacional da produtora de vinhos.

Desde há “quatro ou cinco anos”, os Estados Unidos são o principal mercado de exportação da empresa, apresentando “um enorme potencial de crescimento”, disse Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa, à Lusa. As exportações para este território têm vindo a evoluir favoravelmente nos últimos anos e, se em 2015 somaram 620 mil euros, em 2016 aumentaram para os 700 mil euros e em 2017 atingiram os 750 mil euros.

Quinta da Lixa, FelgueirasQuinta da Lixa/Facebook

No ranking dos principais mercados internacionais dos vinhos verdes da quinta, localizado no concelho de Felgueiras, aparecem países como a Alemanha (que chegou a liderar, mas foi entretanto ultrapassada pelos Estados Unidos), a Holanda, a Rússia, o Reino Unido e, por fim, o Brasil. A par dos Estados Unidos estão também a Rússia e o Japão, apontados pela empresa como destinos “de grande potencial”, embora os dois últimos sejam “mais morosos a criar negócio” e “nem sempre responsivos na hora”.

Com uma produção anual a rondar os 4,2 milhões de garrafas, a Quinta da Lixa aumentou as vendas em 10% para 6,625 milhões de euros no ano passado, em grande parte devido ao dinamismo dos mercados externos extracomunitários, que progrediram 51,55%. Em alta estiveram também as vendas para o mercado interno — que representou mais de metade da faturação e subiu quase 6% para 3,761 milhões de euros –, assim como as vendas para o mercado intracomunitário, que aumentaram 7,42% para cerca de dois milhões de euros.

Atualmente, a produtora vitivinícola canaliza 52% das vendas para 34 mercados externos, tendo o lucro aumentando em 140% o ano passado, em termos homólogos para 708 mil euros.

Depois de, nos últimos sete anos, ter investido mais de seis milhões de euros em novas propriedades numa nova linha de engarrafamento com capacidade para 9.000 garrafas/hora e no primeiro hotel vínico da região dos vinhos verdes (o Monverde — Wine Experience Hotel), com o objetivo de aumentar a capacidade da adega, a Quinta da Lixa tem em curso um novo investimento de 1,2 milhões de euros em 2018 e 2019, sobretudo destinado ao aumento da área de vinha própria.

Inicialmente um pequeno negócio da família Meireles — proprietária de várias vinhas em redor da pequena vila da Lixa –, a Quinta da Lixa — Sociedade Agrícola foi criada em 1986 e tem hoje uma produção anual de cerca de 4,2 milhões de garrafas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quinta da Lixa tem Estados Unidos como principal mercado exportador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião