Regresso às aulas vai custar quase 500 euros a cada família

Os pais estão a contar com uma fatura pesada para as compras do regresso às aulas, ponderando gastar mais do que no ano passado. Os descontos já começam a aparecer, mas serão mais baixos.

O regresso às aulas está aí à porta, e com ele vêm as compras de cadernos, mochilas e material escolar. Os pais estão a contar gastar quase 500 euros nestas despesas, numa subida de mais de 20% em relação ao ano passado.

De acordo com o estudo do Observador Cetelem, o valor médio que as famílias apontam para as compras escolares é de 487 euros. Em 2017, o valor indicado era 399 euros, o que se traduz num aumento de 22% para este ano.

Um terço dos inquiridos pondera gastar até 500 euros, valor que também subiu desde 2017, quando representava 25% das intenções. Mesmo assim, os encarregados de educação que admitem que o valor máximo para estas despesas pode ultrapassar os 750 euros desceu 2% para os 7%, em comparação com o ano passado.

Mas nem todos conseguem ter tudo planeado, já que 35% dos pais com filhos em idade escolar ainda pensa quanto irá gastar. A mesma percentagem de inquiridos refere ter filhos em idade escolar acima de cinco anos, número que diminuiu 5% em relação ao ano anterior. Esta redução de famílias com filhos em idade escolar será mais um indicador do envelhecimento da população portuguesa.

Os manuais escolares pesam muito nas costas dos alunos, e também na fatura dos pais. O ministro da Educação anunciou que nos próximos quatro anos não vai existir um aumento dos preços dos livros, apenas aquele indexado à inflação. Entretanto, as livrarias já começaram a fazer descontos aos livros escolares, apesar de serem mais baixos do que nos anos anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regresso às aulas vai custar quase 500 euros a cada família

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião