Google quer ajudar ex-militares a encontrar trabalho

Pode não ser fácil enveredar pela carreira militar, mas sair também envolve algumas complicações. Uma delas é a procura por um trabalho civil que corresponda às qualificações do ex-militar.

Deixar a carreira militar nos Estados Unidos da América (EUA) pode adivinhar a dificuldade que se segue, a procura por um trabalho civil. Foi precisamente a pensar nisso que a Google facilitou a procura, atualizando o seu recurso de procura de emprego com ferramentas que ajudam os ex-militares a encontrar vagas que correspondam às suas competências e experiência adquirida.

A partir desta terça-feira, os utilizadores da ferramenta da Google de procura de trabalho podem pesquisar por “empregos para ex-militares” e inserir o seu código de especialidade ocupacional militar. De seguida irão aparecer empregos civis que exijam habilidades semelhantes àquelas usadas durante a carreira militar, fazendo uma espécie de “match” entre as vagas e o perfil do candidato ex-militar.

Por outro lado, a Google também está a ajudar as empresas detidas ou lideradas por ex-militares a encontrar novos clientes, atribuindo-lhes um “selo” de empresa “liderada por um ex-militar”. As empresas propriedade de antigos militares do exército representam quase 9% de todas as empresas nos Estados Unidos da América.

De acordo com a Fast Company, quase 1 em cada 3 ex-militares dos Estados Unidos — dos cerca de 250.000 militares que saem das forças armadas a cada ano — dizem que sofrem de subemprego, ou seja, são obrigados a aceitar vagas abaixo das suas qualificações. Daqueles que encontram trabalho pós-militar, 44% acabam por deixar o seu primeiro emprego civil em apenas um ano, ou porque não se sentem bem naquela função ou porque não conseguem encontrar um propósito para as tarefas que desempenham.

Mas não são só os militares que se deparam com esta dificuldade. Também os seus cônjuges enfrentam questões desafiadoras, tendo que mudar as suas vidas ou deixar os seus empregos quando os maridos ou mulheres são transferidos. A taxa de desemprego dos cônjuges de militares ronda os 20% e a taxa de subemprego é de cerca de 35%.

Veja o vídeo para perceber melhor como é que funciona a procura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google quer ajudar ex-militares a encontrar trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião