Rio ao ataque no jogo de futebol do PSD. Veste a camisola 7

A rentrée política do PSD arranca com um campeonato de futebol. Já há titulares para as equipas. O presidente do partido veste o número de Cristiano Ronaldo, mas na posição de médio ofensivo.

Depois de um mês afastado da vida política, Rui Rio entra em campo este sábado. E não é apenas no campo político. A rentrée do PSD marcada para este sábado começa com um campeonato de futebol, onde o líder joga pela equipa dos dirigentes nacionais. Numa altura em que está sob fortes críticas dentro do partido, Rio vai vestir a camisola n.º 7, o mesmo número que Cristiano Ronaldo usa em campo. Mas Rio não será avançado — o lugar que ocupará dentro das quatro linhas é de médio ofensivo.

A entrada no relvado acontece no Algarve, mas em moldes um pouco diferentes daqueles que caracterizam a tradicional Festa do Pontal do PSD. Este sábado, pelas 10 horas começa uma espécie de mini-campeonato de futebol de 7 com quatro equipas: a da direção nacional, a do Conselho Estratégico Nacional, a dos militantes do Algarve e a dos autarcas.

Fotomontagem de Lídia Leão

O presidente do partido integra a equipa dos dirigentes nacionais. Rui Rio joga com a camisola n.º 7 e na posição de médio ofensivo, disse ao ECO fonte oficial do partido. Na baliza joga Maló de Abreu, que é vogal da comissão política nacional e irmão do ex-guarda-redes da Académica de Coimbra Maló. José Silvano, Fernando Negrão, Nuno Morais Sarmento, Miguel Poiares Maduro, Carlos Moedas, Carlos Peixoto e Cláudia André são outros dos que alinham ao lado de Rio.

Pela equipa do Conselho Estratégico Nacional, o órgão que está a construir um programa que servirá de base ao programa eleitoral, entram em campo David Justino como guarda-redes, Lina Lopes (vice-presidente da mesa do Congresso) e Bruno Coimbra, entre outros.

Cristóvão Norte é um dos que fará parte da equipa do Algarve e Salvador Malheiro — um dos vices — joga pelos autarcas.

Depois das atividades desportivas, a festa segue com um almoço-convívio ao ar livre, em Querença, no concelho de Loulé. Pelas 16h30 começam os discursos políticos. Rio será o último a falar, depois de quatro dirigentes locais tomarem a palavra.

O regresso de Rui Rio ao palco político acontece numa altura em que as críticas internas sobem de tom e em que o seu adversário às eleições internas, Pedro Santana Lopes, prepara a saída do partido para fundar um novo, chamado Aliança. As divergências com a estratégia do presidente já levaram ao aparecimento de um potencial candidato à liderança do partido: Pedro Duarte fez o anúncio a 4 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio ao ataque no jogo de futebol do PSD. Veste a camisola 7

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião