No meio de tantas mudanças, onde passa a bola?

Com a entrada da Eleven Sports em Portugal, o mercado dos conteúdos ficou ainda mais fragmentado. O ECO diz-lhe em que canal pode ver cada liga de futebol profissional.

O mercado dos conteúdos desportivos em Portugal está mais fragmentado do que nunca. Este ano, a entrada de um novo player trocou as voltas ao negócio e os fãs de desporto passaram a ter de subscrever mais um serviço, caso queiram continuar a ter acesso a todos os conteúdos premium disponíveis.

De um lado, a britânica Eleven Sports, que arrebatou os direitos desportivos de uma das maiores competições internacionais, a Liga dos Campeões. Do outro, a Sport TV, que mantém os direitos de ligas nacionais relevantes, mas também internacionais. É o caso da liga italiana, onde joga o craque português Cristiano Ronaldo.

Pelo meio estão outras empresas de media bem conhecidas do público. Por exemplo, a Impresa, dona da SIC, ainda é a detentora dos direitos da Liga Europa. Já a estação pública, a RTP, mantém-se como detentora dos direitos da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Supertaça Cândido de Oliveira e, tradicionalmente, passa os jogos disputados pela Seleção Nacional de futebol.

Tantas mudanças este ano deixam baralhado qualquer fã. Há jogos transmitidos na Sport TV, outros em sinal aberto, mais o canal oficial do Benfica que reserva o direito de emitir os jogos em casa. Por isso, o ECO elaborou uma lista que lhe permite saber o que passa ou pode passar em cada canal. Saiba onde ver o quê.

RTP 1

O principal canal público de televisão, em sinal aberto, permite acompanhar algumas competições e os jogos da Seleção Nacional. Na RTP 1 pode acompanhar a maioria dos jogos da Taça de Portugal, da Taça da Liga e da Supertaça Cândido de Oliveira.

A RTP também transmitiu este ano os jogos do Mundial a partir da Rússia.EPA/PAULO NOVAIS

SIC

A estação de Carnaxide também passa alguns jogos de futebol. Tradicionalmente, a SIC é conhecida por transmitir as partidas da Liga Europa, direitos que voltou a adquirir em março deste ano, por mais três épocas, até 2021.

O Sporting já garantiu entrada direta na Liga Europa. O Braga também já está apurado.Octavio Passos/Getty Images

TVI

Este ano, a TVI tem um trunfo. Chegou a acordo com a Eleven Sports e com a operadora Nowo para transmitir, em sinal aberto, alguns jogos da Liga dos Campeões da UEFA. Na estação de Queluz de Baixo, conte com um jogo das equipas portuguesas por jornada durante a fase de grupos, mas também com a transmissão da final.

Por ter vencido o campeonato na época passada, o Porto garantiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica também conseguiu apurar-se no play-off.EPA/Peter Powell

Sport TV

É nos canais da Sport TV que passam a esmagadora maioria dos jogos da Liga Nos, a principal competição de futebol nacional. Para além desta liga, a Sport TV também transmite algumas partidas da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

A outra aposta forte são as ligas internacionais. Nos canais da Sport TV passam jogos da Lega Nazional de Itália, onde joga o craque Cristiano Ronaldo, pela Juventus. A inglesa Premier League, onde joga o Manchester United, do técnico português José Mourinho, também é da Sport TV durante os próximos quatro anos. Na Sport TV, conte ainda com os jogos da Eredivisie, a principal liga holandesa de futebol profissional. A Sport TV está disponível nas plataformas das quatro principais operadoras.

Cristiano Ronaldo com a camisola da Juventus. Os jogos da liga italiana de futebol profissional vão passar nos canais da Sport TV.Filippo Venezia / EPA

Benfica TV

A Benfica TV, que é o canal oficial das “águias”, reserva os direitos de transmitir todas as partidas do Benfica disputadas em casa, no Estádio da Luz, a contar para a Liga Nos. Se o jogo é na Luz, passa na Benfica TV.

Os jogos do Benfica no Estádio da Luz passam na Benfica TV.OCTAVIO PASSOS/LUSA

Eleven Sports

A Eleven Sports conta com vários canais disponíveis na plataforma da Nowo, mas não há cobertura em todo o país. De qualquer forma, a empresa britânica também tem uma plataforma de streaming online por subscrição e a própria Nowo lançou recentemente uma nova box que funciona em todo o território, através da internet.

Os clientes da Eleven Sports, com acesso aos canais ou à plataforma, têm acesso à generalidade das partidas da Liga dos Campeões, assim como de múltiplas competições estrangeiras: a Bundesliga (liga alemã), Ligue 1 (liga francesa), La Liga (liga espanhola), Liga Pro (liga belga) e Premiership (liga escocesa). Todos estes direitos foram comprados pela Eleven Sports este ano.

A Eleven Sports entrou em Portugal ao comprar os direitos da Liga dos Campeões, os quais partilha com a TVI.EPA/ARMANDO BABANI

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

No meio de tantas mudanças, onde passa a bola?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião