Draghi corta previsões de crescimento. Incerteza global ganha “proeminência”

O BCE cortou dos 2,1% para 2% as projeções de crescimento para este ano. Para 2019, baixou a previsão de 1,9%, para 1,8%, mantendo apenas a previsão para 2020 nos 1,7%.

O Banco Central Europeu decidiu rever em baixa as suas projeções para o crescimento da Zona Euro, enumerando o aumento do protecionismo e a volatilidade dos mercados financeiros como fatores que podem pesar no desempenho da economia do euro.

Na conferência de imprensa após a reunião do conselho de Governadores, Mario Draghi manteve as previsões para a inflação nos 1,7%, entre este ano e 2020, mas cortou dos 2,1% para 2% as projeções de crescimento para este ano. Para 2019, baixou a previsão de 1,9%, para 1,8%, mantendo apenas a projeção de crescimento para 2020 nos 1,7%.

Mario Draghi começou por dizer que “as informações confirmam a avaliação anterior”, salientando que o “crescimento é generalizado e a inflação está a subir” rumo ao objetivo dos 2%.

Mas ao mesmo tempo sinalizou as preocupações dos membros do conselho de governadores relativamente, dizendo que “há incertezas relacionadas ao aumento do protecionismo” e que “a volatilidade do mercado financeiro ganhou mais relevância”.

O corte das previsões de crescimento têm como base a expectativa que aponta para uma contribuição mais fraca do lado da procura externa. Neste contexto, o presidente do BCE considera que o contágio da crise da Turquia e Argentina não foi “substancial”, salientando que as projeções do BCE incluem apenas “medidas protecionistas implementadas, não ameaças”.

Se o crescimento um ligeiro ajustamento em baixo das previsões de crescimento, no que respeita às projeções para a inflação, o BCE optou por não avançar com quaisquer alterações. “A inflação vai acelerar gradualmente no médio prazo”, referiu ainda o banco central, salientando que “a incerteza em torno das estimativas para os preços está a diminuir“.

Apesar do corte de estimativas, o banco central considera que os riscos em torno do outlook da Zona Euro continuam a ser vistos como “amplamente equilibrados”.

Ainda assim disse que os responsáveis do BCE estão prontos para atuar e “ajustar todos os instrumentos conforme apropriado”.

Para já, nada muda. Esta quinta-feira, na reunião o conselho de governadores foi decidido manter os juros inalterados e confirmado que o BCE “prevê” terminar o programa de compra de ativos no final de dezembro deste ano. Isto depois de baixar a partir de outubro, para 15 mil milhões de euros, o atual ritmo de compras mensais de 30 mil milhões de euros

(Última atualização, com mais informação, às 14h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi corta previsões de crescimento. Incerteza global ganha “proeminência”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião