Ryanair chega a acordo em Itália. Ainda falta Portugal, Holanda, Bélgica e Espanha. Greve está marcada para 28 de setembro

A companhia esteve reunida com os três principais sindicatos italianos de tripulação de cabine e, juntos, chegaram a acordo. Portugal, Holanda, Bélgica e Espanha ainda não têm nenhum.

Já há acordo com a Itália. A Ryanair esteve reunida, na passada quinta-feira, em Roma, com os três principais sindicatos de tripulação de cabine: a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), a Associação Naturalista Pensamentos ao Vento (ANPAV) e a Federazione Italiana Trasporti della Cisl (FI CISL), avançou a companhia aérea em comunicado.

Durante a reunião foi assinado um acordo sobre um conjunto de princípios que estarão na base do Acordo Coletivo de Trabalho, que vai abranger a tripulação de cabine da Ryanair em Itália já partir do próximo dia 1 de outubro. Este acordo foi conseguido depois dos trabalhadores que operam na Bélgica, Holanda, Itália, Espanha e Portugal terem anunciado que vão aderir à greve agendada para 28 de setembro.

Ambas as parte do acordo concordaram que, neste momento, estão na fase da “conclusão dos termos e condições finais de um Acordo Coletivo de Trabalho”.

Em causa está a duração desse acordo, que deverá vigorar de 1 de outubro de 2018 a 31 de dezembro de 2021, o governo pela lei e pelos tribunais italianos, a permissão que a tripulação de cabine italiana possa estabelecer contratos locais durante um período acordado, o aumento dos salários e da isenção de impostos e, finalmente, a elaboração de um plano de pensões.

Eddie Wilson, Chief People Officer da Ryanair, mostrou-se satisfeito com o acordo com os três sindicatos. “Esperamos assinar este primeiro acordo para a nossa tripulação de cabine italiana antes ainda do final do mês de setembro, o que levará a significativas melhorias no que toca a pagamentos e outros benefícios”, disse em comunicado. Wilson salientou, ainda, que se trata de um “sinal de progresso”.

Itália já está, mas ainda falta que a companhia low cost chegue a um acordo em Portugal, na Holanda, na Bélgica e em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ryanair chega a acordo em Itália. Ainda falta Portugal, Holanda, Bélgica e Espanha. Greve está marcada para 28 de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião