Um café, um quarto ou um cowork. Ikea quer tudo isto, num carro autónomo

O laboratório de inovação da empresa sueca anunciou que está a estudar como será o futuro com a introdução dos carros autónomos. Uma oportunidade de negócio para o Ikea?

A transformação digital não está a passar ao lado do Ikea. A empresa sueca está a torna-se uma empresa tecnológica, primeiro adquiriu a plataforma Task Rabbit, introduziu aparelhos eletrónicos e inteligentes e lançou aplicativos de realidade aumentada. Agora, está prestes a transformar outra área, a do transporte, avança a Fast Company (acesso livre, conteúdo em inglês).

Ainda na semana passada, o Ikea anunciou uma mudança para uma frota de veículos com emissões zero. Esta semana, o laboratório de inovação do Ikea, o Space10, anunciou que está a estudar como será o futuro com carros autónomos.

Em colaboração com o estúdio de design Foam, o laboratório do Ikea lançou um conjunto de sete carros modelos, destinados a ajudar as pessoas a pensar sobre como os interiores dos carros podem mudam quando estamos a falar de carros autónomos.

Entre eles, há um carro que é uma loja, outro que é um supermercado, um café e um hotel, que as pessoas podem ver em realidade aumentada, através da aplicação da Space10. Quanto ao design, o interior dos veículos é relativamente simples, caracterizado pelo minimalismo sueco, com linhas curvas e limpas.

Na visão da empresa sueca, os carros autónomos vão mudar radicalmente a forma como ainda vemos os carros, tanto por fora como por dentro. No interior, vão oferecer uma gama de serviços como, por exemplo, coworking ou entretenimento no trânsito. “O dia em que veículos totalmente autónomos atingem as nossas ruas é o dia em que carros não são mais carros. Eles podem ser qualquer coisa”, afirmou o cofundador da Space10, Simon Casperson, à publicação americana.

Em breve, “o futuro do interior dos carros será bem mais parecido com o design dos espaços de convivência do que com qualquer coisa específica para o transporte”, disse o gerente de inovação do Ikea, Göran Nilsson, em comunicado. “De repente é uma área em que temos muita experiência”, acrescentou, assumindo que poderá ser uma nova área de negócio no futuro.

Quem não gostaria de um showroom privado sobre rodas?

Os carros modelos do Space10 são mais uma prova de que a empresa está a tentar pôr-se à prova nas futuras tendências, à medida que os hábitos de vida vão mudando. Independentemente das várias possibilidades de interiores que os carros autónomos oferecem, há ainda outra opção.

Em vez de percorrer alguns quilómetros para ir a uma loja, imagine se tivesse um carro cheio de móveis pré-selecionados por si que viaja, de forma autónoma, até ao local onde se encontra. Uma espécie de showroom privado do Ikea na sua rua.

Ikea a par da novas tendências de urbanização

O Ikea tem estado concentrado na rapidez com que a urbanização, aliada à transformação digital, mudará a maneira como vivemos. O catálogo de 2018 da empresa apresentava, por exemplo, um estúdio para uma mãe solteira, onde o quarto da criança era literalmente um armário, e a legenda que acompanhava a foto dizia “Esta geração não acredita em paredes de qualquer maneira”.

Discretamente representada no catálogo anual, o Ikea antecipou também a decoração dos micro apartamentos, aqueles que a maioria dos millennials pode pagar, se quiser viver no centro da cidade.

E, se preferir mudar de planeta, o Ikea até estudou como é que as pessoas podem viver em Marte, para conseguir criar produtos específicos que possa, um dia, levar a empresa para outro patamar.

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António Costa

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