Hoje nas notícias: Licenciaturas, Rui Rio e EDP

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No dia em que o Governo deixa cair a medida que previa aos licenciados pré-Bolonha o reconhecimento dos graus académicos equiparados a mestrados, as instituições públicas de Ensino Superior revelam-se expectantes num aumento de 40% nos alunos inscritos nos cursos técnicos de dois anos. O imobiliário volta a ser tema esta semana, com o desaparecimento acelerado dos imóveis da banca da Baixa lisboeta e o pedido de levantamento do património do PSD por Rui Rio. Enquanto isso, o caso EDP é levado até à Suíça, com o Ministério Público a abrir um inquérito por suspeitas de branqueamento de capitais a Miguel Barreto.

Licenciados pré-Bolonha não vão ser equiparados a mestres

Afinal, os licenciados pré-Bolonha não vão ver os seus graus académicos equiparados a mestrados para efeitos de concursos ou de prosseguimento de estudos Ao contrário do que tinha sido anunciado, em março, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior decidiu “não introduzir alterações ao enquadramento legal atualmente vigente”. Questionado, o Governo não forneceu qualquer explicação para ter deixado cair a medida. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Rio faz levantamento do património do PSD

O presidente do PSD solicitou um levantamento de todos os imóveis que estão na posse do partido, a nível nacional e nas regiões autónomas, numa medida que, segundo fontes dos social-democratas, têm que ver com a necessidade de consolidar os dados dos ativos do partido para contrabalançar com valor do passivo, que se situa em 14 milhões de euros. Em declarações ao DN, o secretário-geral adjunto do PSD adiantou que o partido “se encontra a tomar conhecimento do património que tem, o seu estado de conservação, num ato normal de gestão interna”. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso condicionado)

Capa Diário de Notícias, 25 setembro

Alunos inscritos em cursos profissionais sobe 40%

Neste ano letivo, as instituições públicas de Ensino Superior esperam um aumento de 40% face ao ano anterior no número de inscritos em cursos técnicos superiores profissionais (TeSP). No total, as previsões apontam para 7.719 inscritos contra 5.526 no ano letivo anterior, representando o número mais alto desde o lançamento deste ciclo de estudos em 2014/2015. No ano passado eram mais de 12.771 os alunos inscritos, representando cerca de 3% do total de alunos do Ensino Superior. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado)

Bancos desaparecem da Baixa lisboeta

Num momento de alta para o mercado imobiliário, os bancos nacionais estão a aproveitar o momento para vender os edifícios mais bem localizados, nomeadamente na Baixa de Lisboa. Como o ECO noticiou, o BCP vendeu um edifício na Rua do Ouro, numa venda que se concretizou após uma proposta por parte do hotel Sana. Também o BPI alienou o edifício com fachada para a Rua do Comércio, lucrando mais de 66 milhões de euros. Já o Novo Banco estuda sair da Avenida da Liberdade e vender cerca de dez imóveis para se concentrar nas Amoreiras. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado)

Capa Jornal de Negócios, 25 setembro

Genebra pede informações sobre caso EDP

O Ministério Público de Genebra, na Suíça, abriu um inquérito por suspeitas de branqueamento de capitais a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia, tendo já solicitado ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) toda a informação relativa às suspeitas de corrupção no caso EDP. Em causa estão transferências de 1,4 milhões de euros de contas nacionais para uma conta no Barclays Bank na Suíça aberta em nome do próprio Barreto e da sua mulher — valor correspondente ao pagamento feito pela EDP por 40% do capital social de uma empresa de certificação energética detida pelo ex-diretor-geral. Leia a notícia completa no Observador

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Licenciaturas, Rui Rio e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião