Galp Energia trava Lisboa. EDP alivia descida do PSI-20

O PSI-20 regista uma queda ligeira, pressionado pela descida da Galp Energia. A impedir uma desvalorização maior estão os títulos da EDP.

A bolsa de Lisboa está em queda ligeira, contrariando a tendência positiva das restantes praças europeias. A Galp Energia, a corrigir dos fortes ganhos recentes, em resultado da escalada dos preços do petróleo, condiciona o índice português numa sessão em que os restantes títulos do setor energético avançam. EDP e EDP Renováveis destacam-se pela positiva.

O PSI-20 abriu a subir, mas acabou por inverter a tendência. Está a recuar 0,11% para 5.385,09 pontos, numa sessão em que as restantes praças europeias apresentam variações ligeiras, mas no sentido positivo, no dia em que os investidores estão atentos à reunião da Fed, que deverá ditar a terceira subida de juros este ano. O Stoxx 600 soma 0,1%, assim como o índice alemão DAX, que avança 0,1%, e como o espanhol Ibex-35 que valoriza 0,2%.

A condicionar uma subida do principal índice bolsista nacional estão os títulos da Galp, que descem 0,35% para 17,11 euros, contrariando as subidas recentes, resultantes da escalada dos preços do petróleo. O barril de Brent está a valorizar 0,18% para cotar nos 82,02 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, se mantém acima da linha de água: 0,01% para cotar nos 72,29 dólares.

Ainda nas quedas, destaque para a Jerónimo Martins, cujos títulos desvalorizam 0,59% para 12,555 euros e para as cotadas do setor do papel: a Navigator recua 0,24% para 4,174 euros e a Semapa desce 0,46% para 17,16 euros.

A impedir uma descida mais expressiva do PSI-20 estão a EDP, que valoriza 0,25% para 3,268 euros, e a EDP Renováveis, que soma 0,46% para 8,775 euros. Também o BCP se mantém no verde, subindo 0,38% para 26,18 cêntimos, depois de Miguel Maya ter dito ao ECO que espera encerrar o ano com “lucros belíssimos”.

(Notícia atualizada às 8h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia trava Lisboa. EDP alivia descida do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião